menu
 
 

REN

Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S. A. (R&D Nester)

Relativamente às actividades desenvolvidas durante o ano 2015 no R&D Nester, destaca-se significativos avanços nos 4 projectos em desenvolvimento, com resultados reconhecidos pela comunidade técnico-científica nomeadamente através de vários trabalhos científicos publicados e apresentados em conferências internacionais.

Despacho de Energia Renovável - Com o objetivo de implementar novas ferramentas e melhorar as já existentes para serem utilizadas pelo operador do sistema, para gerir o alto nível de energia renovável intermitente como a energia eólica e a energia solar. As reservas adicionais necessárias serão previstas assim como se pesquisará sobre a avaliação da inércia

Refira-se, como um dos resultados deste projecto a concepção de ‘Uma nova ferramenta para previsão de que produção de energia solar fotovoltaica foi desenvolvida'

Substação do Futuro - visa definir e demonstrar um novo conceito de sistemas secundários de subestação, a saber, proteção, automação, controlo, monitorização e contagem, que podem ser adotadas pelas concessionárias de redes de transporte, através de uma investigação que resultará numa plataforma de testes em tempo real, para futuras subestações de geração smart +. Uma nova visão e especificações técnicas serão definidas e desenvolvidas, com base numa alta fiabilidade, criatividade, escalabilidade, interoperabilidade, normalização, requisitos e fundamentos de fácil gestão e manutenção, baseados em normas internacionais e plataformas avançadas de TIC (tecnologias de informação e comunicação), proporcionando a otimização de custo-benefício ao longo de toda a vida útil dos ativos da rede de transporte.

Armazenamento de Energia - tem como principal objetivo desenvolver uma Metodologia de Planeamento Energético Multi-Atributo vocacionada para o armazenamento de energia em redes de transporte. Esta metodologia tem como objetivo identificar as alternativas preferenciais de planeamento de rede, incluindo o armazenamento de energia na perspectiva dos TSO's. Aliadas a esta metodologia pretendem-se desenvolver ferramentas de análise de redes e mercados que permitam simular diversos cenários e optimizar as soluções de planeamento, oferecendo uma base sólida à sua fundamentação.

Simulação, planeamento e operação de redes de energia eléctrica - Este projecto visa responder a duas necessidades de infra-estrutura: a necessidade de um simulador real, sistema de energia tempo e design e set-up de uma camada física de uma plataforma para a gestão DER com a implementação de técnicas avançadas de monitorização de rede e recursos de controlo prolongadas.