menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Alunos da Escola Básica de Castro em ação de reflorestação na Trofa

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa e a Quercus promovem uma ação de reflorestação com cerca de 100 alunos do 6º ano, da Escola Básica de Castro, no próximo dia 29 de março. Esta iniciativa marca o início da reflorestação do corredor da Linha de Transporte de Energia, que passa pelo concelho da Trofa.

Sob o lema "Juntos Plantamos o Amanhã", o programa conta com uma breve apresentação da REN e da Quercus, na Escola Básica de Castro, onde serão explicados a alunos e professores algumas dicas sobre a importância da biodiversidade e instruções técnicas sobre a plantação de árvores.

De seguida, alunos, professores, responsáveis do Município da Trofa, da REN e da Quercus participam numa ação de reflorestação junto ao Monte de S. Gens (Avenida de S. Gens) para plantar cerca de 500 árvores de espécies autóctones, de um total de 27.700 árvores a plantar no corredor da referida de Linha de Transporte de Energia.

Para Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, "esta é uma iniciativa conjunta que procura a promoção e defesa da natureza e da biodiversidade no Concelho da Trofa. Esta atividade visa assim, sensibilizar a população local para a importância da preservação dos recursos endógenos. Entendemos por isso, que esta oportunidade, pode e deve servir também de âncora a projetos que visem o ordenamento da área florestal e promovam o fomento do valor natural inerente ao nosso território".

Já João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, considera que "ao longo dos últimos anos a REN tem procurado adequar a vegetação existente nos corredores, promover a criação de um ecossistema sustentável e incentivar uma intervenção mais ativa dos proprietários nos seus terrenos, o que, por sua vez, irá resultar numa melhor gestão das faixas, na prevenção de incêndios e na criação de valor económico para os proprietários dos terrenos".

Nos últimos seis anos, através das ações de reconversão de faixa, a REN plantou cerca de 750 mil árvores em mais de 1500ha, o que representa cerca de 400 árvores por dia. O objetivo da empresa é atingir a marca de 1 milhão de árvores plantadas até 2018.

A REN é membro do Movimento ECO - Empresas Contra os Fogos, um movimento da sociedade civil, com o apoio do Governo, que conta com o envolvimento de várias empresas portuguesas e que tem como objetivo potenciar a prevenção dos incêndios florestais e sensibilizar a opinião pública para os comportamentos de risco.