menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Med-TSO organiza Workshop “A Common Target Regulatory Framework for the Mediterranean TSOs”

 

A Med-TSO - Associação dos Operadores da Rede de Transporte do Mediterrâneo de que a REN faz parte, promoveu um Workshop intitulado "A Common Target Regulatory Framework for the Mediterranean TSOs - Harmonization of Technical Rules", em Madrid no dia 15 de março, no âmbito do Mediterranean Project.

Cerca de 60 pessoas de 13 países participaram no evento, promovido pelo Comité Técnico TC2 - Regulation and Institutions, com o objetivo de partilhar pontos de vista sobre o "Common Target Regulatory Framework and the Tentative Road Map", bem como para trocar experiências e desafios nos diferentes campos de implementação prática a nível nacional e multinacional da harmonização de regras relativas às funções dos Operadores das Redes de Transporte (TSOs).

A definição de um "Common Target Regulatory Framework for the Mediterranean Region" e de um "Common Tentative Road Map" são resultados das atividades desenvolvidas pelo TC2 no âmbito do Mediterranean Project.

Sublinha-se que a Med-TSO tem as suas bases na cooperação multilateral com o intuito de promover a integração dos Sistemas Elétricos a nível do Mediterrâneo, tendo benefícios que resultam da partilha de recursos, custos e riscos de investimentos em infraestruturas. Neste contexto, foi estabelecido um contrato entre o Med-TSO e a Comissão Europeia, no qual está previsto o desenvolvimento do Mediterranean Project, projeto desenvolvido em 3 anos e co-financiado pela EC. Foi precisamente no âmbito deste projeto que teve lugar este Workshop.

Victor Baptista, Diretor de Relações Institucionais, que é Presidente ad interim do Executive Board da Med-TSO esteve no painel de abertura do Workshop.

Bruno Nunes, do Planeamento de Redes, e que é membro do comité técnico TC2, foi orador no Painel I, nomeadamente nos tópicos "Proposal of Common Target Regulatory" e "Proposal of Common Tentative Road Map".

Maria José Clara, Diretora de Relações Institucionais, foi oradora convidada no painel II, no tópico "MIBEL ‐ The Iberian Experience" e no último painel do Workshop, Discussion Panel.

Este workshop foi precedido de uma reunião do comité técnico TC2 - Regulation and Institutions, realizada em 14 de março, na qual a REN esteve representada por Bruno Nunes também.