menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Mercado intradiário integrado pan-europeu de energia faz um ano

 

XBID JÁ CONCRETIZOU 16 MILHÕES DE TRANSAÇÕES E VAI SER ALARGADO A MAIS SETE PAÍSES
 
O XBID, a solução Single Intraday Coupling (SIDC), de que a REN - Redes Eléctrica Nacional, SA. faz parte, está a comemorar o seu primeiro ano e desde o seu lançamento, mais de 16 milhões de transações já foram executadas. Para o quarto trimestre de 2019 é esperada a expansão do SIDC para mais sete países.
 
Todas as partes envolvidas na solução SIDC reconhecem que este primeiro ano de operação foi bem-sucedido, com um número elevado e crescente de negócios, juntamente com um desempenho estável e robusto do sistema. Mais de 16 milhões de negócios foram concluídos com sucesso desde o Go-live, em junho de 2018.
 
A preparação e os testes estão agora em andamento para o lançamento da 2ª vaga, que deverá ser concretizada no final do quarto trimestre de 2019. Com a segunda vaga, os seguintes países passarão a ser integrados na região de acoplamento intradiário já existente: Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria Polónia, Roménia e Eslovénia. Os países em operação desde o primeiro momento são a Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, França, Letônia, Lituânia, Noruega, Holanda, Áustria, Portugal, Suécia e Espanha.
 
Está prevista uma sessão de pré-lançamento da 2ª vaga para o início de outubro de 2019 para informar as diversas partes interessadas antes do Go-Live. Está a ser também preparado um período de testes com os diversos participantes no mercado também para fornecer oportunidades para os novos utilizadores se familiarizarem com a solução SIDC e realizarem os seus próprios testes.
 
Os co-presidentes do Comité Diretivo do SIDC, Jean Verseille, e Stefano Alaimo, declararam: "Estamos muito satisfeitos em ter alcançado este importante marco de um ano de operações. O crescimento dos negócios demonstra o importante papel de um mercado intradiário integrado. Estamos ansiosos pela concretização da expansão e desenvolvimento do SIDC. Com outros sete países, que entrarão até o final de 2019, haverá uma cobertura geográfica do SIDC para 21 países. As partes interessadas já estão a discutir uma possível expansão adicional para uma 3ª vaga".
 
O SIDC também está a ser desenvolvido para fornecer serviços adicionais e, posteriormente, em 2019, deverá ser implementada uma segunda versão. É importante ressalvar que, para os diferentes participantes no mercado, tal facto aumentará a profundidade do "order book" para 100, um aumento significativo em relação aos atuais 31.
 
Um mercado intradiário integrado europeu aumentará a eficiência global do comércio intradiário, promovendo a concorrência efetiva, aumentando a liquidez e permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos de geração em toda a Europa.
 
Com o aumento da produção intermitente e renovável, o interesse em negociar nos mercados intradiários está a aumentar, uma vez que pode tornar-se cada vez mais difícil para os participantes do mercado estarem em equilíbrio após o fecho do mercado Diário. 
 
Minimizar os desvios da energia transacionada o mais perto do período de entrega é benéfico para os participantes do mercado e para os sistemas de energia, reduzindo, entre outros, a necessidade de reservas e custos associados. Além disso, o mercado intradiário é uma ferramenta essencial, que permite aos participantes do mercado adaptarem-se a mudanças inesperadas no consumo e na produção.