menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN conclui compra de gasoduto no Chile

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais concretizou a compra da participação de 42,5% do capital social da Electrogas S.A. à ENEL Generación Chile S.A, pelo preço de USD 180.000.000. Esta aquisição constitui um marco importante na internacionalização da REN, em linha com o Plano Estratégico apresentado para 2015-2018.

A Electrogas SA tem 165,6 Kms de gasodutos reversíveis em operação no Chile, ligando o terminal de regaseificação de Quintero/Valparaiso, localizado num dos portos marítimos mais importantes do Chile, à capital Santiago, o maior centro populacional do País. Através deste gasoduto, o gás natural é entregue a diversas centrais de produção de eletricidade, a empresas industriais grandes consumidoras, bem como a distribuidoras de gás natural.

A REN cumpre, com esta aquisição, um dos seus objetivos de médio e longo prazo, ao adquirir uma participação relevante num ativo enquadrado num dos setores onde detém ampla experiência, e num país com uma economia estável e competitiva.

Para a concretização deste negócio foi determinante o forte conhecimento que a REN detém no sector do gás natural em Portugal, bem como os elevados níveis de eficiência e qualidade de serviço que caracterizam a sua operação.

A escolha desta oportunidade enquadrou-se dentro dos critérios de disciplina financeira da REN, por forma a garantir não só uma rentabilidade sustentável, como a manutenção das métricas de crédito estáveis, de acordo com os ratings investment grade atuais.

Apesar do forte compromisso da REN com a sua operação em Portugal, que se mantém como principal mercado da empresa, este investimento traduz o compromisso da gestão e do Conselho de Administração da REN, com o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade da empresa, diversificando as geografias onde atua e rentabilizando as reconhecidas competências técnicas dos seus quadros.