menu
 
 

REN

A nossa Estratégia

Quem Somos

‹ VOLTAR

A nossa Estratégia

 

A REN pretende ser um dos mais eficientes operadores de transporte de energia, enquanto cria valor para todas as partes interessadas - acionistas, trabalhadores, clientes, comunidades locais, parceiros e fornecedores, dentro de um quadro de desenvolvimento sustentável. Pretendemos alcançar este objetivo complementando o nosso foco em Portugal com a busca de oportunidades no exterior, mantendo a excelência na gestão operacional da nossa base de ativos.

Portugal continua a ser o nosso principal mercado, onde continuaremos a investir para garantir as necessidades de infraestruturas de eletricidade e gás natural a longo prazo. Este investimento é complementado por uma orientação permanente para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço, a fim de fornecer um serviço confiável, seguro e eficiente ao menor custo possível para o país e para os consumidores.

Para o fazer, iremos continuar a promover a integração de transmissão de energia elétrica, transporte de gás natural e gestão de instalações, agilizando a nossa organização e a identificação e implementação de medidas eficientes ao nível dos custos e dos processos. Embora a eficiência da REN já seja comparada favoravelmente face a empresas similares, o nosso impulso para a eficiência operacional continuará a ser fator chave na nossa atividade.

Adicionalmente, vamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio, investindo em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e no desempenho e fiabilidade tecnológica da rede, e através da promoção de ações amigas do ambiente em todos os níveis da organização.

Para complementar o nosso foco em Portugal, a REN irá implementar uma agenda de internacionalização. Um imperativo dado o desafiante ambiente doméstico, é uma oportunidade de encontrar opções adicionais de crescimento e menor risco regulamentar e financeiro.

Esta oportunidade é reforçada pela recente entrada na nossa estrutura acionista de dois parceiros estratégicos (State Grid e Oman Oil), na sequência do processo de reprivatização. Ambas as empresas são agentes importantes no setor energético mundial e ambas estão profundamente comprometidas em apoiar os planos da REN. Adicionalmente, os níveis de excelência alcançados na operação doméstica geraram um conjunto único e valioso de capacidades. Destacamos as capacidades da REN em todos os níveis da transmissão (ex. integração dos ativos de gás natural e eletricidade, tanto como operador do sistema e da rede, e a integração de fontes de energia intermitentes), e a eficiência operacional acima da média da REN, onde se posiciona entre as melhores TSO de todo o mundo.

Iremos implementar a nossa estratégia de internacionalização de uma forma prudente e gradual, assegurando que as oportunidades perseguidas se enquadram na estratégia e valores da REN, e criam valor sustentável para os nossos acionistas. Além disso, este processo irá sempre levar em conta as métricas de crédito da REN e disponibilidade de financiamento disponíveis, uma vez que continuamos empenhados em manter o nosso perfil de empresa sólida e de baixo risco.

O resultado será uma empresa que, embora ainda focada e determinada para fornecer um serviço de classe mundial em Portugal, irá explorar novas oportunidades no exterior, o que lhe permitirá diversificar as receitas, diminuir o risco geográfico, regulamentar e financeiro, e continuar a criar valor para o acionista.

Imprimir