menu
 
 

REN

A IDI na REN

Sustentabilidade

‹ VOLTAR

A IDI na REN

 

Durante 2016, destaca-se o desenvolvimento de projetos de I&D nas duas áreas de negócio principais, a Eletricidade e o Gás, nomeadamente nas empresas do Grupo REN que atuam como Operadores de Transporte de Eletricidade e Gás em Portugal - Rede Elétrica Nacional, S.A e a REN Gasodutos, S.A.

Ciente do papel ativo na inovação e desenvolvimento tecnológico do sector onde se insere, inerente à sua área de atuação e aos desafios atuais e futuros no Sector Energético, a REN desenvolve internamente atividades de I&D, bem como, em cooperação com outras empresas congéneres e instituições académicas.

Neste contexto, destaca-se o trabalho desenvolvido pelo Centro de Investigação - R&D NESTER[1] para o desenvolvimento de quatro Projetos de I&D, com enfoque nas seguintes áreas: Gestão de Energias Renováveis; Simulação de sistemas de potência; Tecnologia de redes inteligentes; Gestão e Operação de Redes; Mercados e economia da energia. Todas estas áreas tiveram significativos avanços apresentados em 2016.

DESTAQUES

No âmbito das atividades de I&D desenvolvidas na REN, tem-se verificado um aumento da partilha de conhecimento e processos de aprendizagem através da envolvência em projetos transversais ao Grupo REN, juntando sinergias entre os sectores da eletricidade e gás. Exemplo disso, são os Projetos de I&D que constituíram as ultimas candidaturas efetuadas pela REN ao SIFIDE[2], respeitantes ao exercício fiscal de 2015.

Projetos de I&D internos

Na Unidade de Negócio de Eletricidade, os Projectos de I&D tiveram enfoque no desempenho de linhas em serviço da RNT e respetivo impacto ao nível da qualidade de serviço:

•Desempenho de linhas em serviço da RNT face a descargas atmosféricas - projeto desenvolvido em parceria com o Labelec, tem como objetivo estudar quais os fatores relevantes que influenciam as consequências das descargas atmosféricas, de modo a determinar a existência de zonas concentradas da rede mais sensíveis em termos de descargas atmosféricas. Uma vez identificadas, é também objeto deste projeto investigar eventuais possíveis soluções para minimizar o seu impacto ao nível da qualidade de serviço.

Na Unidade de Negócio de Gás, os Projectos de I&D tiveram enfoque na eficiência energética nas instalações de armazenamento subterrâneo de gás:

•Melhoria substancial da eficiência energética de instalações de armazenamento subterrâneo de gás - Com este projeto, pretende-se investigar e simular a viabilidade técnica de um novo conceito a nível mundial, o Compressed Gas Energy Storage (CGES), avaliando as suas potencialidades no que se refere à promoção da eficiência energética em processos de extração;

•Solução dinâmica de análise do teor odorante - Desenvolvimento uma nova metodologia de determinação de Tetrahydrothieophene (THT), por via da aplicação prática de algoritmos que permitam calcular o teor de THT existente em cada ponto de rede (em função dos fluxos de gás), possibilitando, por esta via, o alcance de níveis de eficiência significativos no processo de odorização, bem como na redução das emissões de Dióxido de Enxofre ("SO2") .

Em parceria com o R&D NESTER, a REN colabora no desenvolvimento de quatro (4) projetos de I&D, mais à frente descritos em detalhe. A saber:

•"Despacho de Energia Renovável";

•"Subestação do Futuro";

•"Armazenamento de Energia";

•"Simulação, planeamento e operação de redes de energia elétrica".

Projetos de I&D em parceria com outras entidades internacionais

Como exemplo de projectos europeus a decorrer em que a REN participa, destacamos o caso do Projecto o EUPORIAS (2012-2017) - European Provision Of Regional Impacts Assessments on Seasonal and Decadal Timescales. Trata-se de um projeto financiado pelo 7º programa quadro Europeu (FP7), coordenado pela MET OFFICE (UK) e que conta com o envolvimento de 24 participantes dos quais a REN como Stakeholder.

Este projeto tem por objetivo, explorar o valor de previsões meteorológicas sazonais e por décadas na europa. Através do acesso a esta informação, o projeto visa desenvolver metodologias para fazer uso de tais previsões, de uma forma adequada e a ser aplicável em diferentes setores fundamentais da economia nacional, claramente expostos a fatores meteorológicos, embora com diferentes níveis de sensibilidade.

Website: http://www.euporias.eu/

DESTAQUES R&D NESTER

Para o R&D NESTER, o ano de 2016, em particular, ficou marcado pela consolidação do plano estratégico de desenvolvimento elaborado aquando da criação deste centro de I&D, com especial relevância para os avanços significativos dos quatro (4) projetos de I&D internos iniciados em 2013, cujos resultados têm vindo a ser reconhecidos pela comunidade técnico-científica. A este nível, destaca-se:

•As publicações de papers e artigos em revistas cientificas;

•As apresentações em varias conferências nacionais e internacionais;

•A submissão de três pedidos provisórios de patentes;

•A aplicação prática de alguns resultados;

•A criação de um laboratório - REAL TIME POWER SYSTEMS SIMULATION LABORATORY.

Estas e outras informações adicionais sobre as atividades desenvolvidas no R&D NESTER, podem ser consultadas em http://rdnester.pt/.

PROJETOS DE I&D EM PARCERIA COM OUTRAS ENTIDADES INTERNACIONAIS

ISSWINDEMO - Integrated Supporting Services for the Wind Power Industry Demonstrator - Projecto de demonstração, financiado pela ESA (European Space Agency), iniciado em março de 2016 e com a duração de 2 anos.

Surge na continuação do projecto ISSWIND, cuja 1ª parte - Feasibility Study - já se encontra concluída.

Tem como objetivo a exploração de tecnologia aeroespacial para observação da terra e de um sistema de navegação global por satélite, com vista ao desenvolvimento de serviços de suporte comercialmente viáveis para a indústria de energia eólica. Tendo em conta as necessidades dos vários stakeholders desta indústria, incluindo Operadores de Transporte de Eletricidade entre outros, o projeto de demonstração ISSWINDEMO visa fornecer uma solução integrada de 4 serviços: 1. Wind resource maps; 2. Wind and wave hindcast databases; Service 3. Weather and ocean forecasting; 4. Wind power forecasting

A contribuição do R&D Nester como partner neste projeto de demonstração é sobretudo fornecer drivers de inovação comercial e tecnológica para a solução integrada do ISSWIND, atentos a que a característica fundamental subjacente aos serviços ISSWIND é a assimilação de dados produzidos por satélites de observação da terra e o sistema de satélite de navegação global, com vista a melhorar a qualidade do serviço, ou seja, a cobertura de áreas offshore e o erro de previsão de tempo e as previsões de geração de produção alimentar.

Website:https://artes-apps.esa.int/projects/isswindemo

Os potenciais benefícios para a REN são relativos à eventual melhoria da previsão dos recursos renováveis e consequente optimização da operação e gestão da REN, como minimização de riscos.

SusCity: Modelação de sistemas urbanos para a promoção de transições criativas e sustentáveis, Projecto Colaborativo financiado pelo FCT (via MIT- Portugal) e por um conjunto de entidades privadas. Iniciou-se em janeiro de 2015 e tem uma duração prevista de 3 anos.

O projeto pretende catalisar a geração e proliferação de intervenções urbanas dimensionáveis através do desenvolvimento e implementação de um simulador de sistemas urbanos multidimensionais e painel de instrumentos (USD). Ao mesmo tempo a visualização e comunicação de dados é essencial, os modelos urbanos irão fornecer a capacidade de idealizar cenários alternativos para novos serviços e produtos, alicerçados numa ciência urbana rigorosa. Para alcançar estes objetivos, a equipe propõe a par de uma simulação multidimensional com modelação urbana em tempo real, através de software e hardware de recolha de dados urbanos.

Website:http://suscity-project.eu

Os potenciais benefícios para a REN são uma melhor compreensão das implicações dos conceitos associados a Smart Cities na gestão de rede, permitindo assim uma mais adequada preparação para cenários futuros.

SmartNet (H2020-LCE-06-2015) - SmartNet - Smart TSO-DSO interaction schemes, market architectures and ICT Solutions for the integration of ancillary services from demand side management and distributed generation.

Projeto financiado pelo programa Europeu Horizonte 2020, coordenado pela RSE, conta com a participação de 22 parceiros (da academia, industria e organizações de I&D) de 9 países europeus. Iniciou-se em 2016 e tem a duração de 3 anos. O R&D NESTER faz parte do Advisory Board.

O projeto SmartNet visa fornecer ferramentas otimizadas e metodologias para melhorar a coordenação entre os operadores de rede a nível nacional e local (respetivamente os TSO e DSOs) e o intercâmbio de informações para monitorização e para a aquisição de serviços auxiliares (reserve and balancing, voltage balancing control, congestion management) pelas entidades localizadas no segmento da distribuição (flexible load and distributed generation).

Website:http://smartnet-project.eu/

BigDataOcean - Projeto aprovado em 2016 no âmbito do programa Europeu Horizonte 2020. O R&D Nester é membro de consórcio, junto com outras entidades tanto industriais como académicas provenientes da Grécia, Reino Unido, Portugal, Itália, Chipre e Israel.

Este projeto a iniciar em 2017, terá a duração de 30 meses e tem como principal objetivo a criação de uma plataforma que englobe cenários de "big data" para empresas, organizações e comunidade científica da UE, tendo como fundo a caracterização do recurso associado aos oceanos.

A plataforma desenvolvida irá conter dados de diferentes volumes, variedade e origens, ligados através de um motor multilingue que permitirá a criação de um repositório de dados em grandes quantidades cujo valor e veracidade poderá ser aproveitado pelos participantes e comunidades em geral.

A contribuição do R&D Nester tem foco nos tópicos e aplicações relacionados com energia, previstos pelo projeto.

Website:http://www.bigdataocean.eu/site/

 

Links relacionados:

Imprimir