menu
 
 

REN

A IDI na REN

Sustentabilidade

‹ VOLTAR

A IDI na REN

 

A REN tem um papel ativo na inovação e desenvolvimento tecnológico do sector energético, através da participação em projetos ou desenvolvendo novas soluções diferenciadoras com impacte atual e futuro na atividade e desempenho da empresa, nas áreas da eletricidade e do gás natural.

Durante 2015, é de destacar a participação ativa da REN nos seguintes projetos:

Como TSO, a REN tem presente a importância da participação em projectos europeus, nomeadamente no âmbito do 7º programa-quadro da Comissão Europeia (FP7), destaca-se em 2015 a conclusão dos Projecto E-Highway2050 (2012-2015).

Lançado à 3 anos e meio atras, o projecto e-Highway2050 - Modular Development Plan of the Pan-European Transmission System 2050, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, constitui um projeto inovador e de grande relevância para os TSOs Europeus, cujo o principal desafio foi a definição do tipo de infraestrutura que a Europa deverá ter em 2050

Para o feito, ao longo destes meses de trabalho, os 28 parceiros deste projecto incluindo operadores de transporte de electricidade, associações de energia, uma organização não-governamental, instituições académicas e empresas tiveram, trabalharam no sentido de traçarem um plano de implementação conjunto, no horizonte 2020-2050, de uma nova metodologia de planeamento para uma expansão modular e robusta da rede Pan-Europeia.

Coube à REN liderar um dos work packages, o WP4 - validação dos cenários de operação e implementação da rede projetada para 2050.

Foi neste âmbito que em Maio de 2015 que REN recebeu o Steering Committee deste projeto Europeu, que antecedeu a realização de uma conferência final em Bruxelas, em Novembro de 2015, para a apresentação publica dos principais resultados atingidos que podem ser consultados no site oficial do projecto http://www.e-highway2050.eu/

Em fase final, encontra-se o Projecto iTESLA (2012-2015) coordenado pela RTE (França), que envolveu um total de 20 participantes, entre os quais a REN, este projecto teve como objectivo desenvolver e validar uma caixa de ferramentas flexível que, com 2015 no horizonte, permita apoiar a futura operação de uma rede de transporte de eletricidade pan-europeia, promovendo maior coordenação / harmonização de procedimentos entre operadores de rede. http://www.itesla-project.eu/

Exemplos de outros projectos europeus a decorrer em que a REN participa, é o caso do Projecto o EUPORIAS (2012-2017) - European Provision Of Regional Impacts Assessments on Seasonal and Decadal Timescales http://www.euporias.eu/

Trata-se de um projecto coordenado pela MET OFFICE (UK) e que conta com o envolvimento de 24 participantes dos quais a REN como Stakeholder.

Tem por objectivo, explorar o valor de previsões meteorológicas sazonais e por décadas na europa. Através do acesso a esta informação, o projecto visa desenvolver metodologias para fazer uso de tais previsões, de uma forma adequada e a ser aplicável em diferentes setores fundamentais da economia nacional, claramente expostos a fatores meteorológicos, embora com diferentes níveis de sensibilidade.

Projectos de I&D Nacionais

A nível nacional e como habitualmente, temos os projectos transversais que decorrem nas várias direcções técnicas da REN, quer na área de transmissão de electricidade como na transmissão de gás e mais recentemente, desde a sua criação em 2013 os projectos em curso no Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S. A. (R&D Nester).

Unidade de Negocio de Electricidade

Smart Dip - Este projecto, decorreu no âmbito de uma tese de Doutoramento e teve como objectivo desenvolver uma metodologia estocástica, capaz de caracterizar uma rede de transporte de energia eléctrica quanto à frequência de cavas de tensão descritas em duração e amplitude.

Desempenho de linhas em serviço da RNT face a descargas atmosféricas - O projecto tem como objetivo, estudar quais os fatores relevantes que influenciam as consequencias das descargas atmosféricas, de modo a determinar a existência de zonas concentradas da rede mais sensíveis em termos de descargas atmosféricas, procurando também concluir sobre eventuais soluções para minimizar o seu impacto ao nível da qualidade de serviço.

Unidade de Negocio de Gás

Melhoria substancial da eficiência energética de instalações de armazenamento subterrâneo de gás- Com este projecto, pretende-se investigar e simular a viabilidade técnica de um novo conceito a nível mundial, o Compressed Gas Energy Storage (CGES),avaliando as suas potencialidades no que se refere à promoção da eficiência energética em processos de armazenamento subterrâneo de gás.

Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S. A. (R&D Nester)

Relativamente às actividades desenvolvidas durante o ano 2015 no R&D Nester, destaca-se significativos avanços nos 4 projectos em desenvolvimento, com resultados reconhecidos pela comunidade técnico-científica nomeadamente através de vários trabalhos científicos publicados e apresentados em conferências internacionais.

Despacho de Energia Renovável - Com o objetivo de implementar novas ferramentas e melhorar as já existentes para serem utilizadas pelo operador do sistema, para gerir o alto nível de energia renovável intermitente como a energia eólica e a energia solar. As reservas adicionais necessárias serão previstas assim como se pesquisará sobre a avaliação da inércia

Refira-se, como um dos resultados deste projecto a concepção de ‘Uma nova ferramenta para previsão de que produção de energia solar fotovoltaica foi desenvolvida’

Substação do Futuro - visa definir e demonstrar um novo conceito de sistemas secundários de subestação, a saber, proteção, automação, controlo, monitorização e contagem, que podem ser adotadas pelas concessionárias de redes de transporte, através de uma investigação que resultará numa plataforma de testes em tempo real, para futuras subestações de geração smart +. Uma nova visão e especificações técnicas serão definidas e desenvolvidas, com base numa alta fiabilidade, criatividade, escalabilidade, interoperabilidade, normalização, requisitos e fundamentos de fácil gestão e manutenção, baseados em normas internacionais e plataformas avançadas de TIC (tecnologias de informação e comunicação), proporcionando a otimização de custo-benefício ao longo de toda a vida útil dos ativos da rede de transporte.

Armazenamento de Energia - tem como principal objetivo desenvolver uma Metodologia de Planeamento Energético Multi-Atributo vocacionada para o armazenamento de energia em redes de transporte. Esta metodologia tem como objetivo identificar as alternativas preferenciais de planeamento de rede, incluindo o armazenamento de energia na perspectiva dos TSO's. Aliadas a esta metodologia pretendem-se desenvolver ferramentas de análise de redes e mercados que permitam simular diversos cenários e optimizar as soluções de planeamento, oferecendo uma base sólida à sua fundamentação.

Simulação, planeamento e operação de redes de energia eléctrica - Este projecto visa responder a duas necessidades de infra-estrutura: a necessidade de um simulador real, sistema de energia tempo e design e set-up de uma camada física de uma plataforma para a gestão DER com a implementação de técnicas avançadas de monitorização de rede e recursos de controlo prolongadas.

Parcerias e colaboração com outras entidades na temática de I&D e Inovação

No desenvolvimento de projectos de I&D, a REN e o R&D Nester, em linha com a estratégia da empresa nesta temática, continua a estabelecer parcerias com instituições académicas e outras empresas de consultoria especializadas na área de engenharia.

Reforçar a rede de interacções com outros players do sector da energia, quer a nível nacional quer internacional tem vindo a ser uma aposta continuada do R&D NESTER que atualmente integra redes de inovação Europeia, como o Europeu energia Research Alliance (EERA), rede de área de investigação europeia SmartGrids e EnergyIN, entre outras como a rede colaborativa nacional da responsabilidade da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, onde participa regularmente em eventos promovidos por esta associação, bem como noutras iniciativas.

Candidaturas ao Sifide

Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial

Durante o ano de 2015, foram apresentadas três candidaturas a este programa de incentivos fiscais, pelas empresas: Rede Eléctrica Nacional, S.A, REN Gasodutos, S.A. e Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S.A.

Estas candidaturas contemplam as despesas incorridas com actividades de I&D nestas empresas, durante o exercício fiscal de 2014, susceptíveis de serem elegíveis para efeitos da obtenção de benefícios fiscais ao abrigo do SIFIDE/SIFIDE II.

De realçar o facto de no ano transacto, termos obtido uma taxa de aprovação de 100% das candidaturas apresentadas, que se traduz no reconhecimento por parte da Comissão Certificadora do Sifide, da efectiva realização de actividades I&D na REN e no Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S.A.

Certificação em IDI

No final de 2015, o Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S.A. (R&D Nester) adquiriu o estatuto de empresa certificada em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), de acordo com a norma Portuguesa NP 4457:2007.

Desde o início da sua actividade que o R&D Nester reconheceu como factor estratégico a implementação de um sistema de gestão de IDI segundo este referencial, tendo por propósito aumentar a eficácia e o desempenho das suas actividades na procura de soluções inovadoras na área de sistemas de energia, bem como, assegurar uma maior fluidez de informação em toda a Organização, melhorando o reconhecimento e a compreensão das responsabilidades e inter-relações organizacionais.

Com enfoque para uma cultura organizacional focada na Inovação, esta Norma de IDI (I&D +i) comtempla um conjunto de boas praticas no sentido de orientar a empresa a inovar na forma e envolvente em como desenvolve as suas actividades de I&D, tendo presente como resultados não só a inovação de produto e/ou processo como também a inovação a nível organizacional e inovação de marketing.

Para o efeito, o sistema de gestão de IDI implementado, centra-se em 3 processos organizacionais considerados chave na nossa área de actuação do R&D Nester: - Gestão de Projectos de IDI, Gestão das Interfaces e do Conhecimento e Gestão de ideias.

De referir, que esta Norma de IDI - NP4457 é compatível com as normas NP EN ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), NP EN ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e NP 4397 (Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho), o que permitiu a integração no actual sistema de gestão QAS em vigor na REN.

 

Links relacionados:

Imprimir