menu
 
 

REN

A IDI na REN

Sustentabilidade

‹ VOLTAR

A IDI na REN

A REN tem um papel ativo na inovação e desenvolvimento tecnológico do sector energético, através da participação em projetos ou desenvolvendo novas soluções diferenciadoras com impacte atual e futuro na atividade e desempenho da empresa, nas áreas da eletricidade e do gás natural.

Durante 2012, é de destacar a participação ativa da REN no:

- Projeto iTESLA: o projeto "Innovative Tools for Electrical System Security within Large Areas (iTESLA)" é um novo projeto europeu inserido no 7.º Programa-Quadro da Comissão Europeia que tem por objetivo desenvolver e validar uma toolbox flexível que, no horizonte 2015, permita apoiar a futura operação das redes de transporte de eletricidade pan-europeias;
- Projeto MoDPEHS ("Modular Development of a pan-European Electricity Highway System 2050"): este projeto visa desenvolver as bases de uma expansão modular e robusta das redes de transporte de eletricidade pan-europeias entre 2020 e 2050.

A REN participa ainda num conjunto de projetos iniciados em anos anteriores e cujos resultados serão relevantes para a atividade atual e futura da empresa.

Em Julho de 2011, o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Ministério da Educação e Ciência (MEC), considerou a REN uma das cem empresas em Portugal com mais despesa em atividades de I&D em 2009. Este trabalho teve por base os resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional de 2009 (IPCTN09), lançado em junho de 2010 e dirigido a um total de 9678 empresas.

Para mais informação sobre estes projectos consulte o Relatório Anual 2011.

Centro de I&D

A REN - Redes Energéticas Nacionais e a State Grid International Development (SGID) assinaram, em Julho de 2012, um memorando de entendimento, que estabeleceu uma parceria tecnológica com o objectivo de criar um centro de I&D, em Portugal, dedicado aos sistemas de energia. O referido centro de pretende tornar-se uma plataforma de conhecimento internacional, catalisadora de soluções e ferramentas inovadoras, aplicadas à operação e planeamento das redes de transporte de energia.

A REN pretende que esta nova unidade personifique uma nova cultura de pensamento criativo, através do desenvolvimento de metodologias e estratégias inovadoras, suportadas no advento de novas tecnologias e modelos. Os projetos resultantes estarão sintonizados com o novo paradigma energético, rumo a um sistema mais eficiente, inteligente e seguro.

O centro de I&D ambiciona construir um "triângulo estratégico", através da concepção de uma rede de Inovação que inclua: Universidades de prestígio na área dos sistemas de energia; Industria local; e Instituições de I&D internacionais. Esta "Inovação Geoestratégica" é assumida como crucial para o desenvolvimento de soluções robustas, interoperáveis e globais.

Imprimir