menu
 
 

REN

Levantamento das Partes Interessadas

A REN - Redes Energéticas Nacionais realiza periodicamente o exercício de identificação e avaliação das suas partes interessadas relevantes, de acordo com os princípios da norma AA1000APS - Assurance Principle Standards - 2008.

A aplicação dos princípios da norma AA1000APS, que a seguir se apresenta de forma sintética, teve reflexos nos vetores estratégicos, bem como nos conteúdos do presente relatório.

Inclusão (participação das partes interessadas no desenvolvimento e implementação da estratégia de sustentabilidade): foram definidas metodologias e processos para envolvimento e participação das várias partes interessadas. Os resultados foram integrados na revisão da estratégia de sustentabilidade da REN.

Relevância (determinação dos temas relevantes para a REN e para as partes interessadas): para a identificação dos temas relevantes foi efetuada uma análise de benchmark a empresas de referência nacionais e internacionais, assim como às principais tendências do setor, sendo também considerados os resultados da consulta às partes interessadas, realizada em 2011 e 2013. Em 2016 iniciou-se nova consulta às partes interessadas, a qual se concluiu em 2017.

Resposta (resposta da REN aos temas relevantes, através das suas decisões, ações, desempenho e comunicação): a REN procura responder às expectativas e preocupações demonstradas especificamente por cada parte interessada, de forma individual ou global. O Relatório e Contas da REN, assim como este sítio da internet constituem, em termos globais, as principais formas de comunicação utilizadas para divulgação da estratégia da empresa, suas iniciativas e desempenho alcançado.

Grupos e Subgrupos de Partes Interessadas da REN:

Acionistas: Grandes acionistas; Pequenos acionistas.

Setor financeiro: Fundos de investimento; Entidades Bancárias; Analistas de mercado.

Comunidade: Instituições académicas e científicas; Associações empresariais; ONG; Comunicação social; Proprietários de terrenos das servidões; Vizinhos das instalações; Público em geral.

Colaboradores: Gestores; Trabalhadores; Reformados; Estruturas representativas dos trabalhadores.

Entidades Oficiais: Administração pública central e institutos do Estado; Administração pública regional e local; Instituições e organismos europeus; Entidades reguladoras.

Clientes e utilizadores de infraestruturas: Produtores; Comericalizadores; Distribuidores; Consumidores; Operadores de mercado; Congénere espanhola; Outras congéneres.

Associações e parceiros estratégicos: Associações e parceiros estratégicos.

Fornecedores e Prestadores de Serviços: Fornecedores de bens e serviços essenciais; Fornecedores de outros bens e serviços; Entidades certificadas.

 

 

 

 

 

 

Principais Ações Desenvolvidas

A crescente relevância do papel das empresas na sociedade confere à REN, por atributo da sua missão, especiais responsabilidades não só ao nível do seu desempenho técnico, na garantia do abastecimento e na fiabilidade e segurança das redes de transporte, mas também a nível social e ambiental.