menu
 
 

REN

Avaliação de Projetos

Sustentabilidade

‹ VOLTAR

Avaliação de Projetos

A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) é uma ferramenta de avaliação aplicável a alguns dos projetos de infraestruturas de utilidade pública de que a REN é promotora. O processo AIA é composto por diversas etapas:


Dada a especificidade do setor, a REN elaborou em 2008 um Guia Metodológico para a AIA da Rede Nacional de Transporte de Electricidade - Linhas Aéreas. Este guia foi elaborado em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes e constitui um documento de referência para a elaboração de Estudos de Impacte Ambiental deste tipo de infraestruturas e respetivos processos de AIA. Neste grupo de trabalho participaram diversas entidades, intervenientes no processo de AIA, nomeadamente o Instituto Português de Arqueologia, o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Adicionalmente, e com o objetivo de harmonizar os procedimentos e metodologias associados aos processos de AIA, a REN publicou em 2011 outro Guia Metodológico, neste caso para a avaliação de impacte ambiental das subestações da RNT.

 

Imprimir