menu
 
 

REN

IDI na REN

O objetivo da REN assenta em pilares como o know-how interno e as competências tecnológicas, reconhecendo por isso a importância de uma contínua aposta nestas áreas.

A REN tem um papel ativo na inovação e desenvolvimento tecnológico do sector energético, através da participação em projetos ou desenvolvendo novas soluções diferenciadoras com impacte atual e futuro na atividade e desempenho da empresa, nas áreas da eletricidade e do gás natural.

Durante 2015, é de destacar a participação ativa da REN nos seguintes projetos:

Como TSO, a REN tem presente a importância da participação em projectos europeus, nomeadamente no âmbito do 7º programa-quadro da Comissão Europeia (FP7), destaca-se em 2015 a conclusão dos Projecto E-Highway2050 (2012-2015).

Lançado à 3 anos e meio atras, o projecto e-Highway2050 - Modular Development Plan of the Pan-European Transmission System 2050, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, constitui um projeto inovador e de grande relevância para os TSOs Europeus, cujo o principal desafio foi a definição do tipo de infraestrutura que a Europa deverá ter em 2050.

Para o feito, ao longo destes meses de trabalho, os 28 parceiros deste projecto incluindo operadores de transporte de electricidade, associações de energia, uma organização não-governamental, instituições académicas e empresas tiveram, trabalharam no sentido de traçarem um plano de implementação conjunto, no horizonte 2020-2050, de uma nova metodologia de planeamento para uma expansão modular e robusta da rede Pan-Europeia.

Coube à REN liderar um dos work packages, o WP4 - validação dos cenários de operação e implementação da rede projetada para 2050.

Foi neste âmbito que em Maio de 2015 que REN recebeu o Steering Committee deste projeto Europeu, que antecedeu a realização de uma conferência final em Bruxelas, em Novembro de 2015, para a apresentação publica dos principais resultados atingidos que podem ser consultados no site oficial do projecto http://www.e-highway2050.eu/

Em fase final, encontra-se o Projecto iTESLA (2012-2015) coordenado pela RTE (França), que envolveu um total de 20 participantes, entre os quais a REN, este projecto teve como objectivo desenvolver e validar uma caixa de ferramentas flexível que, com 2015 no horizonte, permita apoiar a futura operação de uma rede de transporte de eletricidade pan-europeia, promovendo maior coordenação / harmonização de procedimentos entre operadores de rede. http://www.itesla-project.eu/

Exemplos de outros projectos europeus a decorrer em que a REN participa, é o caso do Projecto o EUPORIAS (2012-2017) - European Provision Of Regional Impacts Assessments on Seasonal and Decadal Timescales http://www.euporias.eu/

Trata-se de um projecto coordenado pela MET OFFICE (UK) e que conta com o envolvimento de 24 participantes dos quais a REN como Stakeholder.

Tem por objectivo, explorar o valor de previsões meteorológicas sazonais e por décadas na europa. Através do acesso a esta informação, o projecto visa desenvolver metodologias para fazer uso de tais previsões, de uma forma adequada e a ser aplicável em diferentes setores fundamentais da economia nacional, claramente expostos a fatores meteorológicos, embora com diferentes níveis de sensibilidade.

Projectos de I&D Nacionais

A nível nacional e como habitualmente, temos os projectos transversais que decorrem nas várias direcções técnicas da REN, quer na área de transmissão de electricidade como na transmissão de gás e mais recentemente, desde a sua criação em 2013 os projectos em curso no Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S. A. (R&D Nester).

Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S. A. (R&D Nester)

Relativamente às actividades desenvolvidas durante o ano 2015 no R&D Nester, destaca-se significativos avanços nos 4 projectos em desenvolvimento, com resultados reconhecidos pela comunidade técnico-científica nomeadamente através de vários trabalhos científicos publicados e apresentados em conferências internacionais.

Candidaturas ao Sifide

Durante o ano de 2015, foram apresentadas três candidaturas a este programa de incentivos fiscais, pelas empresas: Rede Eléctrica Nacional, S.A, REN Gasodutos, S.A. e Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S.A.

Certificação em IDI

No final de 2015, o Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S.A. (R&D Nester) adquiriu o estatuto de empresa certificada em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), de acordo com a norma Portuguesa NP 4457:2007.