menu
 
 

REN

Certificação em IDI

No final de 2015, o Centro de Investigação em Energia REN-State Grid, S.A. (R&D Nester) adquiriu o estatuto de empresa certificada em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), de acordo com a norma Portuguesa NP 4457:2007.

Desde o início da sua actividade que o R&D Nester reconheceu como factor estratégico a implementação de um sistema de gestão de IDI segundo este referencial, tendo por propósito aumentar a eficácia e o desempenho das suas actividades na procura de soluções inovadoras na área de sistemas de energia, bem como, assegurar uma maior fluidez de informação em toda a Organização, melhorando o reconhecimento e a compreensão das responsabilidades e inter-relações organizacionais.

Com enfoque para uma cultura organizacional focada na Inovação, esta Norma de IDI (I&D +i) comtempla um conjunto de boas praticas no sentido de orientar a empresa a inovar na forma e envolvente em como desenvolve as suas actividades de I&D, tendo presente como resultados não só a inovação de produto e/ou processo como também a inovação a nível organizacional e inovação de marketing.

Para o efeito, o sistema de gestão de IDI implementado, centra-se em 3 processos organizacionais considerados chave na nossa área de actuação do R&D Nester: - Gestão de Projectos de IDI, Gestão das Interfaces e do Conhecimento e Gestão de ideias.

De referir, que esta Norma de IDI - NP4457 é compatível com as normas NP EN ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), NP EN ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e NP 4397 (Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho), o que permitiu a integração no actual sistema de gestão QAS em vigor na REN.