menu
 
 

REN

MEDEA

Sustentabilidade

‹ VOLTAR

MEDEA

O MEDEA é uma iniciativa da SPF - Sociedade Portuguesa de Física, com o apoio da REN, destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da Sociedade em geral. O MEDEA tem como objeto de estudo concreto, a medição e conhecimento científico dos campos eléctricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) produzidos por qualquer equipamento ou circuito eléctrico, na escola, em ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia eléctrica.

Esta iniciativa, na qual as escolas do ensino secundário e superior, podem participar através de uma ou mais equipas, permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de demonstrações e experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.

As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético, para muito baixas frequências, que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria, então, uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projecto relatório final. As equipas com os melhores trabalhos são premiadas anualmente.

Através do Projeto MEDEA os alunos, para além de adquirirem um maior conhecimento científico e desenvolverem o espírito crítico, são também desafiados a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos dos campos eletromagnéticos na saúde humana.

Para saber mais sobre Campos Eletromagnéticos e o MEDEA veja os vídeos que se seguem.

MEDEA(5)

Imprimir