menu
 
 

REN

Clientes

Sustentabilidade

‹ VOLTAR

Clientes

 

A REN comunica com os seus clientes com mecanismos de diálogo abertos e permanentes, atuando na auscultação, resolução de problemas e coordenação de planeamento a diferentes níveis.

Qualidade do serviço

 

É a qualidade do serviço da REN que permite às empresas portuguesas, às escolas e hospitais, confiarem diariamente no bom funcionamento dos seus equipamentos, e produzirem sem interrupção os bens e serviços - muitos deles essenciais - de que a sociedade precisa.

É pelas infra-estruturas da REN que circula a energia que é entregue às empresas distribuidoras, que a fazem por sua vez chegar aos consumidores finais. É nas nossas salas de despacho que dezenas de operadores asseguram em cada instante o equilíbrio entre as necessidades dos consumidores e a oferta dos produtores. De dia e de noite, nos dias úteis e nos feriados e fins de semana.

Para aceder a informação sobre o desempenho da qualidade de serviço da REN pode consultar:

Relatório Anual

Relatório da Qualidade de Serviço 2015(Eletricidade)

Relatório da Qualidade de Serviço 2015(Gás)

Avaliação da satisfação

Para a REN, os clientes são os consumidores - os directamente ligados às redes e, no caso da electricidade, também os aderentes ao serviço de interruptibilidade - e outros utilizadores das infra-estruturas, incluindo produtores, co-geradores, distribuidores e comercializadores - entidades com as quais celebra contratos de uso -, e também os operadores de mercado e as congéneres espanholas.

Apesar das relações serem entre negócios, do sector da energia ser fortemente regulado e o cliente e o regulador assumirem um papel significativo nas características do serviço, a REN reconhece a importância da satisfação do cliente com os serviços prestados e com a sua própria organização e portanto a necessidade de a monitorizar e medir.

Assim, foi criado um sistema de avaliação da qualidade apercebida e da satisfação do cliente e foram realizados, em 2008 e em 2009, os primeiros estudos que incidiram sobre os negócios da eletricidade e do gás natural, respectivamente.

Para mais informações:

 - Relatório Anual

Resultados do estudo de satisfação de clientes 2011 - Sumário executivo

No caso dos utilizadores/destinatários das infraestruturas, em 2015, foi realizado um estudo acerca do nível de satisfação dos clientes internos sobre o apoio e capacidade de resposta das Áreas de Suporte e de Apoio às Concessões.

Imprimir