menu
 
 

REN

Proteção da Biodiversidade

A REN implementa diversas medidas de minimização da afectação de zonas com elevado valor de biodiversidade.

A REN realiza regularmente ações de sensibilização e de responsabilização de forma a envolver os diversos atores sociais com intervenção na gestão do território. Esses atores incluem agricultores, caçadores, gestores florestais, técnicos da administração central/regional/local e empresários. Adicionalmente, é ainda dada especial atenção ao envolvimento de todos os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços que colaboram com a REN.

Paralelamente estabelece diversas parcerias com organizações não governamentais de cariz ambiental para desenvolver estudos que permitam mitigar ou compensar os impactes provocados pela nossa atividade sobre a biodiversidade.

Dispositivos Anticolisão de Aves

Na construção de linhas de muito alta tensão, a REN procura minimizar a ocorrência de impactes na avifauna através da seleção de localizações que evitem as situações mais críticas de compatibilidade com habitats e corredores migratórios de algumas espécies.

Projeto LIFE+ Estepárias

No âmbito desta iniciativa da União Europeia Business and Biodiversity, a REN tem participado no projeto LIFE+ Estepárias, que visa promover a conservação das aves em habitat das estepes cerealíferas do Baixo Alentejo.

Compatibilização das Infraestruturas com a Cegonha Branca

A REN desenvolve, desde há mais de dez anos, um controlo da nidificação da população de cegonha branca nas infraestruturas da REN, criando condições para nidificação desta ave em habitats que lhe são favoráveis e instalando dispositivos que minimizam o risco de acidente de origem elétrica.

Alteamento de Linhas

O alteamento de linhas tem como objetivo minimizar o impacte provocado pelos corredores das linhas da Rede Nacional de Transporte de Electricidade, através do alteamento destas infra-estruturas, na floresta de sobreiro e azinheira e nas espécies que utilizam essa floresta como habitat.