
 

REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. 
Sociedade Aberta 

Capital Social: 534.000.000 € 
CRC de Lisboa: n.º Único de Registo e Pessoa Colectiva n.º 503 264 032 

Sede: Avenida Estados Unidos da América, n.º 55 
1749-061 Lisboa 

 
COMUNICADO 

 
 
Perante uma notícia falsa e difamatória divulgada pelo jornal “Correio da 
Manhã” na sua edição de hoje, dia 6 de Novembro de 2010, com chamada de 
capa, a REN vem esclarecer o seguinte: 
 

1) É falso que o Eng. José Penedos tenha recebido qualquer prémio 
referente ao exercício de 2009; o último prémio recebido pelo Eng. 
José Penedos, diz respeito ao exercício de 2008, tendo o 
correspondente valor sido pago em 6 de Maio de 2009, na sequência 
de deliberação da Comissão de Vencimentos de 26 de Março de 
2009; esse prémio foi de 243.750 euros e foi divulgado pela REN no 
Relatório de Governo Societário, publicado no site da empresa; 

 
 
2) É igualmente falsa a informação do “Correio da Manhã” segunda a 

qual “quando o mesmo valor foi pago ao ex-secretário de Estado, já a 
IGF entregara no processo “Face Oculta” o relatório preliminar na 
sequência da auditoria aos procedimentos da empresa pública”. Com 
efeito, o relatório preliminar da IGF é datado de 18 de Dezembro de 
2009, ou seja, mais de sete meses depois de pago o último prémio - 
acima mencionado, referente a 2008 - que o Eng. José Penedos 
auferiu na REN;  

 
3) O Conselho de Administração não tem qualquer intervenção no 

processo de atribuição de prémios aos administradores, sendo esse 
processo da exclusiva responsabilidade da Comissão de 
Vencimentos, órgão estatutariamente independente do Conselho de 
Administração. 

 
4) Face ao carácter totalmente falso da notícia publicada e à sua clara 

intenção difamatória relativamente à REN, esta irá desenvolver todas 
as diligências judiciais apropriadas no sentido da reposição da 
verdade e do ressarcimento integral dos prejuízos que a mesma lhe 
causou. 

 
 
Lisboa, 6 de Novembro de 2010 

 


