"Heróis de toda a espécie" recebe menção honrosa nos prémios da APEE

A iniciativa da REN "Heróis de Toda a Espécie" foi distinguida com uma menção honrosa na categoria "Comunidade" nos prémios Reconhecimento Práticas de Responsabilidade Social (RPRS). O prémio foi entregue na Gala RPRS, que teve lugar em Lisboa, a 12 de julho.

Organizados pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), os prémios RPRS visam distinguir a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, com boas práticas em responsabilidade social. A atribuição deste prémio aconteceu na sequência de um processo de auditoria levado a cabo pela APEE, que avaliou a estrutura do programa, o impacto gerado e a replicabilidade.

De acordo com Margarida Ferreirinha, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da REN "O Heróis de Toda a Espécie é um programa especial para a REN. Tanto pelo seu tema, como pelo empenho de todos os parceiros institucionais e técnicos, mas sobretudo pelo impacto que sentimos que o programa tem nas escolas. A conservação da biodiversidade e a proteção ambiental são temas que estão intimamente ligados com a nossa atividade e por isso são tão importantes para nós. O reconhecimento deste programa como uma boa prática de responsabilidade social é um motivo de grande orgulho para todos nós".

A iniciativa "Heróis de toda a espécie", que conta com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral da Educação, é dirigida a alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico e pretende torná-los verdadeiros embaixadores da importância da biodiversidade. Concebida para complementar os programas escolares, as suas ações de sensibilização utilizam uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos. Teatro, jogos e plantação de árvores são o mote das ações, que incluem ainda uma apresentação da Quercus, parceiro técnico do projeto, sobre as espécies animais e vegetais.

Para facilitar o acesso a todos os conteúdos foi também criado um site, disponível em www.heroisdetodaaespecie.pt. Para além de materiais didáticos para utilização em sala de aula, estão disponíveis neste site jogos educativos, curiosidades e notícias. A Tux & Gill foi responsável pela imagem e atividades base do programa e a FIRE pelas ações de ativação nas escolas. Para esta edição a REN escolheu como espécies a destacar a Águia de Bonelli, a Cegonha-Preta, o Lobo-Ibérico, o Sobreiro, o Azevinho e o Medronheiro, que assumem um lugar de destaque em todas ações e atividades a desenvolver. Estes conteúdos foram preparados com o apoio técnico da BIO3 e da Consulai. No futuro serão adicionadas novas espécies animais e vegetais.

Esta iniciativa veio reforçar significativamente a parceria estabelecida entre a REN e o ICNF em 2008, no âmbito do programa "Business & Biodiversity", promovido por Portugal aquando da Presidência portuguesa da UE. As parcerias para a biodiversidade são projetos conjuntos entre empresas, organizações não-governamentais e entidades públicas, que visam reforçar os instrumentos económicos de conservação da biodiversidade através de ações conjuntas de gestão.