menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Acoplamento das fronteiras italianas marcado para 24 de Fevereiro

 

As operações relativas ao projecto de acoplamento Italian Borders Market Coupling Project (IBWT Project) estão programados para iniciar no dia 24 de Fevereiro de 2015. A entrada em funcionamento está sujeita à aprovação final pelas autoridades reguladoras nacionais envolvidas. Como resultado, três das cinco fronteiras do IBWT serão acopladas através do Multi-Regional (MRC), e assim cobrindo desde a Finlândia a Portugal e Eslovénia, a maioria dos mercados de energia da UE.

O lançamento do Italian Borders Market Coupling fornece uma forte evidência da flexibilidade e confiança da solução Price Coupling of Regions (PCR). Após a conclusão bem sucedida de todas os teste realizados em Janeiro de 2015, o lançamento Italian Borders Market Coupling ocorrerá em 24 de Fevereiro de 2015. A partir desta data, a capacidade das fronteiras Itália-Áustria, Itália-França e Itália-Eslovénia para os mercados diários será atribuída implicitamente através da solução PCR, fazendo com que estas fronteiras também façam parte da área do MRC.

Os mercados diários combinados do MRC e IBWT irão abranger 20 países europeus, sendo responsáveis por cerca de 2.800 TWh de consumo anual. A média diária de volume apuradas ao longo destes países será de 4 TWh, com um valor médio diário de mais de € 150 milhões.

Além disso, com referência ao acoplamento do mercado actualmente em operação entre a Itália e a Eslovénia, o Gate Closure Time do mercado diário é alterado para às 12:00 a 10 de Fevereiro de 2015 (data de entrega 11 de Fevereiro de 2015 ).
 
Informações sobre a fronteira Itália-Suíça
Apesar de todas as fronteiras suíças estarem tecnicamente prontas para o acoplamento de mercado, o seu acoplamento está atrasado devido às negociações bilaterais em curso entre a Suíça e a Comissão Europeia. Os parceiros estarão prontos para realizar o acoplamento dentro de um curto espaço de tempo, assim que a actual situação política evolua.

Informações sobre a fronteira Itália-Grécia
A fronteira Itália-Grécia estará tecnicamente pronta para acoplamento de mercado numa fase posterior. A data de Go Live desta fronteira será decidida, logo que a sua capacidade técnica seja avaliada no âmbito do projecto IBWT.

Informações sobre a aprovação:
Tal como referido na primeira página, o início do acoplamento dos mercados ainda está sujeito a aprovação das autoridades reguladoras nacionais da Áustria, França, Itália e Eslovénia. Consequentemente, a confirmação do lançamento do acoplamento de mercado na fronteira Italiana irá acontecer quando tais aprovações forem publicadas por todas as autoridades reguladoras nacionais.


Sobre os projetos:
The Multi-Regional Coupling (MRC) é um projecto pan-europeu dedicado à integração dos mercados spot de energia na Europa. É uma cooperação entre os Power Exchanges APX, Belpex, EPEX SPOT, Nord Pool Spot e Omie, e os TSO’s 50HERTZ, Amprion, CREOS, Elia, Energinet.dk, Fingrid, a National Grid, ETR, a REN, a RTE, Statnett , SvenskaKraftnät, TenneT TSO BV (Holanda), TenneT TSO GmbH (Alemanha) e TransnetBW.
A cooperação é realizada para o acoplamento de preços dos mercados diários grossistas de electricidade, aumentando a eficiência da alocação das capacidades de interligação dos países envolvidos e otimizar o bem-estar social global. O MRC baseia-se num único algoritmo, calculando simultaneamente os preços da electricidade no mercado, as posições líquidas e fluxos de interligação entre as zonas de licitação, é baseado em leilões implícitos e apoiado pela solução PCR. O MRC abrange actualmente um conjunto de países responsáveis por 75% do consumo de energia europeu.
Price Coupling of Regions (PCR) é a iniciativa de sete PX Europeias (APX, Belpex, EPEX SPOT, GME, Nord Pool Spot, OMIE and OTE) para o desenvolvimento de uma solução única de acoplamento de preços de forma a calcular os preços de eletricidade na Europa e a alocar as capacidades transfronteiriças numa base diária. Esta iniciativa é crucial para alcançar o objetivo da harmonização do mercado de electricidade Europeu. Espera-se que o mercado de electricidade Europeu integrado aumente a liquidez, a eficiência e o bem-estar social. O PCR está aberto a outras PX Europeias que queiram aderir. Hoje, a PCR é usado para acoplar 75% do consumo europeu, e o Mercado 4M Mercado entre os mercados da República Checa, Hungria, Roménia e Eslováquia.
Italian Borders Market Coupling (IBWT é um projeto conjunto entre os TSOs (ADMIE, APG, ELES, RTE, SWISSGRID and TERNA) and PXs (BSP, GME, EPEX, EXAA and LAGIE) da Aústria, França, Grécia, Itália, Eslovénia e Suíça com o apoio do CASC e ECC. Este projeto tem por objetivo definir os processos de pre-coupling, post coupling e de situações excecionais necessários à implementação do acoplamento de mercado entre a região MRC e o mercado Diário Italiano

Para saber mais acerca do Projeto PCR e da implementação dos projetos de acoplamento de preços na MRC r IBWT, poderá visitar os seguintes websites:


MRC:
www.apxgroup.com
www.belpex.be
www.epexspot.com
www.mercatoelettrico.org
www.nordpoolspot.com
www.omie.es
www.ote-cr.cz
PCR:
www.apxgroup.com
www.belpex.be
www.epexspot.com
www.mercatoelettrico.org
www.nordpoolspot.com
www.omie.es
www.ote-cr.cz 

IBWT Project:
www.admie.gr
www.apg.at
www.bsp-southpool.com
www.eles.si
www.epexspot.com
www.ecc.de
www.exaa.at
www.mercatoelettrico.org
www.lagie.gr
clients.rte-france.com
www.swissgrid.ch
www.terna.it