menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Cátedra REN divulga resultados dos estudos sobre o impacto das infraestruturas elétricas nas aves

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais - apresentou, hoje, 19 de junho, as conclusões das atividades realizadas nos últimos 3 anos por 13 investigadores da Cátedra REN em Biodiversidade, que estudaram o impacto das infraestruturas elétricas nas aves. O 2º Simpósio da Cátedra REN teve ainda o contributo do biólogo norte-americano Rick Harness, especialista no estudo da interação das aves com instalações elétricas e um debate onde diversas empresas vão abordar a importância da ligação do Conhecimento entre a academia e as empresas.

Esta iniciativa, que se realizou na Fundação de Serralves, no Porto, apresentou as novas abordagens da gestão da avifauna e a sua interação com as linhas elétricas, a otimização das metodologias de monitorização de espécies protegidas, os resultados e tendências da análise de metadados de 15 anos de monitorização da avifauna e a criação de ciência aplicada nas empresas.

Este trabalho conjunto visou reunir esforços que aprofundassem o conhecimento da interação das aves com as instalações de energia e, paralelamente, criar boas práticas que minimizassem os impactos desta interação.

O evento foi marcado por um debate sob o tema "REN e Academia: Uma Rede de Conhecimento", onde participaram Nuno Ferrand, do CIBIO - InBIO, Paula Guimarães, da Navigator Company, Vitor Batista, da EDP, Maria Inês Ramos, da Brisa e Francisco Parada, da REN.

O programa do Simpósio incluiu também uma vertente prática com um workshop sobre os principais resultados científicos da Cátedra que deram origem a cerca de quarenta artigos em publicações científicas de referência e uma visita guiada à galeria da biodiversidade do Centro de Ciência Viva do museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A Cátedra REN é uma iniciativa da REN com a Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT e o CIBIO-InBIO, que pretende aprofundar o conhecimento científico na área da biodiversidade, dar a conhecer os casos de sucesso neste âmbito, bem como criar proximidade entre as universidades e as empresas.