menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

CENTRO DE ESTUDOS SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS RECEBE VIATURA DA REN

 

A REN doou uma viatura ao Centro de Estudos Sobre Incêndios Florestais (CEIF), do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A viatura vai permitir reforçar o programa de investigação em curso no CEIF, que dispõe de instalações em Coimbra e de um laboratório sediado na Lousã. 

O Coordenador do CEIF, Professor Domingos Xavier Viegas afirmou que "Esta doação é mais um passo no excelente percurso de colaboração que temos vindo a fazer com a REN, desde há vários anos, que se tem concretizado noutros apoios às nossas infraestruturas e equipamentos, a projetos e ações de formação. Temos tido uma experiência muito positiva de trabalho com a REN, pois temos um objetivo comum, que é o de contribuir para reduzir o flagelo e o impacto dos incêndios florestais no País. Na REN temos encontrado uma visão aberta e objetiva para a relevância do problema e para a contribuição que pode ser dada pela investigação aplicada neste domínio. O CEIF está agradecido à REN por mais esta iniciativa, que configura um excelente exemplo de interação entre o mundo empresarial e a comunidade científica, que desejaríamos ver replicado neste e noutros campos."  

Para realizar a sua atividade de investigação, a equipa do CEIF necessita de deslocar frequentemente pessoas e equipamentos entre os seus laboratórios e os locais no terreno, em todo o País, onde desenvolve a sua pesquisa. A disponibilidade desta viatura irá assim constituir uma valorização importante para a equipa. Esta doação surge numa altura em que o CEIF está a alargar a sua equipa de investigadores, para poder enfrentar um número crescente de desafios que lhe são colocados em mais de duas dezenas de projetos, contratos de investigação e planos de formação, que tem em curso.

A REN colabora com a CEIF, há mais de 10 anos, no âmbito da política de formação contínua de colaboradores e prestadores de serviços na área na prevenção e luta contra os fogos florestais. Os resultados desta prática da empresa - que envolve outros parceiros, como os Bombeiros e a Proteção Civil -, ficou patente, por exemplo, nos fogos de outubro de 2017, quando as equipas de combate da REN Armazenagem conseguiram defender as instalações, no Carriço, Pombal, das chamas que consumiram toda a floresta em redor.

A REN tem desenvolvido um trabalho muito significativo na defesa da floresta contra incêndios, em conjunto com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) e com todos os municípios onde se encontram instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da RNT (Rede Nacional de Transporte de Eletricidade) e da RNTGN (Rede Nacional de Transporte de Gás Natural). Nos últimos 5 anos a REN limpou mais de 30 mil hectares, o equivalente a 30 mil estádios de futebol. Em 2019, a empresa efetuou a gestão de combustível de cerca de 8 mil hectares (31 hectares/dia).