menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Delegação Marroquina visita Despacho de GN

 

A REN recebeu em Bucelas, no Centro de Despacho Nacional do Gás Natural, o Ministro da Energia, Minas, Água e Ambiente do Reino de Marrocos, Abdelkader Amara, o Secretário-geral do Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente, Abderrahim El Hafidi, o Diretor Geral do Office National de l' Electricité et de l' Eau Potable, Ali Fassi Fihri, bem como o Secretário de Estado da Energia do Governo de Portugal, Jorge Seguro Sanches.

Durante a visita, a delegação do Reino de Marrocos ficou a conhecer o processo de planeamento e exploração das infraestruturas e rede de Gás Natural nacional, bem como todo o processo de gestão do sistema. Em Portugal continental a REN é concessionária da Rede Nacional de transporte de Gás Natural, do armazenamento subterrâneo e do terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Sines.

Esta visita teve lugar após a assinatura de uma declaração conjunta destinada a acordar os princípios de atuação na área da energia, no Ministério da Economia, entre o Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral e o Ministro da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos. Na mesma cerimónia foi também celebrada a assinatura dos termos de referência para o estudo de viabilidade técnico-financeira para a interligação elétrica submarina entre os dois países.

A REN é um operador integrado das redes de transporte de Gás Natural e Eletricidade e em Portugal continental, o que a tornam num dos poucos operadores integrados de infraestruturas de Gás Natural e Eletricidade na Europa.