menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Europa com preços de energia uniformizados no mercado grossista

 

A partir de agora as regiões Noroeste e Sudoeste da Europa (que inclui Portugal e Espanha), vão pela primeira vez calcular os preços da eletricidade ao mesmo tempo e da mesma forma. Trata-se do primeiro passo em direção ao mercado integrado de eletricidade, tendo como base o sistema 'Price Coupling of Regions' (PCR).

Numa alteração histórica para o futuro dos mercados elétricos Europeus, as quatro Bolsas de Energia e os 13 Operadores da Rede de Transporte (TSO ´s) do projeto de acoplamento do mercado diário do Noroeste da Europa (NWE) vão operar com um cálculo comum de preços para o mercado diário utilizando a solução Price Coupling of Regions (PCR). Esta solução é também utilizada na região do Sudoeste da Europa (SWE) de modo comum e sincronizado.

Para João Conceição, administrador executivo da REN, esta realidade «permite que os consumidores de electricidade Europeus beneficiem   de uma utilização mais eficiente do sistema elétrico da região, resultado de um mercado mais proximamente ligado e integrado». 

O PCR é uma iniciativa de sete bolsas de energia europeias para desenvolver uma solução única de acoplamento de preços, usada para calcular os preços da eletricidade por toda a Europa e atribuir capacidade transfronteiriça numa base diária.

O acoplamento de preço permite que a capacidade de interligação possa ser utilizada diretamente pelas Bolsas de energia nos mercados diários - mecanismo conhecido como alocação implícita. A solução PCR foi desenvolvida pelas Bolsas Europeias de energia para fornecer um algoritmo único e procedimentos harmonizados para o cálculo do preço da electricidade e para o uso das capacidades de interligação, calculadas e oferecidas ao mercado de forma coordenada pelos TSOs.

Todas as interligações dentro e entre os seguintes países da NWE serão agora utilizadas de forma ótima: Bélgica, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha/Áustria, Grã-Bretanha, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia (através do SwePol Link), e Suécia. O projecto SWE abrange França, Portugal e Espanha.

Acerca dos projetos:
North-Western Europe (NWE) Price Coupling é um projeto envolvendo os Operadores da Rede de Transporte e Bolsas de Energia dos países da NWE. Os 17 parceiros deste projeto incluem APX, Belpex, EPEX SPOT e Nord Pool Spot do lado das Bolsas de Energia; 50Hertz, Amprion, Creos, Elia, Energinet.dk, Fingrid, National Grid, RTE, Statnett, Svenska Kraftnät, Tennet B.V. (Holanda), Tennet GmbH (Alemanha) e TransnetBW do lado dos TSOs. Esta cooperação tem por objetivo estabelecer o acoplamento de preço dos mercados diários grossistas de eletricidade da região, aumentando a eficiência da atribuição das capacidades de interligação dos países envolvidos e optimizando o bem-estar social. Será utilizado um algoritmo único, calculando simultaneamente os preços de mercado, as posições líquidas e os fluxos nas interligações entre áreas de mercado, com base em leilões implícitos implementados através da solução Price Coupling of Regions.

Price Coupling of Regions (PCR) é uma iniciativa de sete Bolsas Europeias de Energia (APX, Belpex, EPEX SPOT, GME, Nord Pool Spot, OMIE e OTE), para desenvolver uma solução única de acoplamento de preços para calcular os preços da electricidade em toda a Europa, e para atribuir as capacidades de interligação numa base diária. Este projecto é crucial para alcançar o objective Europeu de um Mercado de eletricidade harmonizado. Espera-se que um mercado integrado de electricidade Europeu aumente a liquidez, a eficiência e o bem-estar social. O PCR está aberto a outras Bolsas Europeias de Energia que se pretendam juntar.

South-Western Europe (SWE) Coupling Project é um projeto conjunto entre os TSOs de França, Espanha e Portugal e as Bolsas de Energia OMIE em Espanha e Portugal e EPEX SPOT operando o mercado Francês. Este projeto tem por objetivo definir os processos pre e pós acoplamento e as situações excecionais necessários à implementação do acoplamento dos mercados diários Ibéricos e da região NWE.

Para saber mais acerca do projeto PCR project e dos projetos de implementação regional do acoplamento de mercados na NWE e SWE, visite os seguintes websites:
Região NWE:

www.apxgroup.com
www.belpex.be
www.epexspot.com
www.nordpoolspot.com
www.casc.eu

Projeto PCR:

www.apxgroup.com
www.belpex.be
www.epexspot.com
www.mercatoelettrico.org
www.nordpoolspot.com
www.omie.es
www.ote-cr.cz

Região SWE:

www.epexspot.com
www.omie.es