menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Gestão Transparente.org com plano de atividades em marcha

 

A REN é uma das empresas que participa no projeto Gestao Transparente.org - Guia Prático de Gestão de Riscos de Corrupção nas Organizações. O objetivo passa por contribuir para que as empresas disponham de uma ferramenta que as ajude a prevenir a corrupção.


Neste sentido, foi apresentado recentemente o plano de atividades para o imediato. Os objetivos são claros: consolidar e aperfeiçoar os conteúdos disponibilizados no Guia de Gestão dos Riscos de Corrupção nas Organizações e divulgar o projeto a uma rede de interlocutores com acesso privilegiado ao tecido empresarial das empresas que se envolveram no projeto.


Gil Vicente salientou a importância do envolvimento da REN neste projeto destacando que "é fundamental a adoção de medidas rigorosas para combater todas as formas de corrupção".


Sobre o Gestão Transparente.org:
O site Gestao Transparente.org disponibiliza gratuitamente um simulador on-line que permite às diversas entidades aferir, em cada momento - por exemplo na realização de um determinado negócio, num determinado país - os níveis de risco de exposição à corrupção, fornecendo também legislação, medidas e instrumentos que permitem reduzir a exposição das empresas aos riscos de corrupção.


O Projeto "GestaoTransparente.Org - Guia prático de gestão de riscos de corrupção nas organizações" parte da premissa de que as organizações com práticas transparentes, éticas e íntegras se tornam mais atrativas ao investimento e ao relacionamento com os seus interlocutores e com a comunidade em geral. Por isso, ao promover e desenvolver estratégias anticorrupção, as empresas e outras entidades poderão ganhar vantagens competitivas no mercado e nos ambientes em que desenvolvem as suas atividades, ao mesmo tempo que dão uma imagem de credibilidade e criam uma boa reputação externa.


O Guia identifica e carateriza também os principais instrumentos organizacionais de prevenção de riscos de corrupção e é um instrumento de gestão prático para apoiar as organizações a definir e implementar medidas de prevenção da corrupção e de promoção da transparência.


A REN aderiu já a outras iniciativas de combate à corrupção, como é caso da United Nations Global Compact (desde 2005) e à United Nations Convention against Corruption. Internamente tem regulamentos e ferramentas que promovem a transparência, a integridade e previnem riscos de corrupção na empresa, como sejam a Declaração de Política de Responsabilidade Social, o Código de Conduta ou o Processo de Gestão de Risco.


Além da REN, este projeto contou igualmente com empresas como a ANA, CEIIA, EPAL, INTELI, MICROSOFT, MTS, REN e SIEMENS e com a colaboração da CARRIS, CP, ISTEC, METRO. Como observadores, este projeto inovador conta com as participações do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e Universidade do Minho.


Para saber mais visite http://gestaotransparente.org/