menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Governo e REN assinam acordo para ampliação da zona piloto para produção de energia das ondas

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais e o Governo português, através da Secretaria de Estado da Energia, assinaram um acordo que prevê a extensão da Zona Piloto Portuguesa (ZP) para a produção de energia das ondas em Viana do Castelo.

Com a adenda ao contrato agora assinada, a REN terá a seu cargo a construção de um cabo submarino de ligação à Rede Elétrica de Serviço Publico, incluindo as suas infraestruturas terminais, bem como os direitos obrigações associados à sua instalação, operação, manutenção e exploração.

A execução da infraestrutura a levar a cabo pela REN, será financiada ao abrigo do programa comunitário NER300, que se destina a apoiar a implementação de projetos de demonstração de tecnologias inovadoras de aproveitamento de energias renováveis e de captura e armazenamento de CO2 em condições de segurança ambiental.

A zona piloto engloba uma área de cerca de 320 km² e está situada perto de S. Pedro de Moel, entre a Figueira da Foz e a Nazaré, à qual se soma, com esta adenda ao contrato de concessão, uma nova área perto de Viana do Castelo.

O objetivo fundamental da Zona Piloto Portuguesa é tornar-se um espaço aberto, na costa atlântica, dedicado ao desenvolvimento de energias marinhas, com especial ênfase na energia das ondas.