menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Instituição CEDIARA representa Portugal em congresso sobre envelhecimento ativo

 

Projeto premiado com o Prémio AGIR da REN vai representar Portugal em Cuba

A Instituição CEDIARA, de Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha, vai representar Portugal no prestigiado Congresso Hominis 2016, um dos mais importantes eventos internacionais na área da Psicologia, que se realiza em Maio deste ano. Este convite feito pela Sociedad Cubana de Psicologia, surge no âmbito do projeto "Idade XXL", premiado no Prémio AGIR da REN, que promove o envelhecimento ativo através de programas focados na intergeracionalidade.

O projeto Idade XXL, que será apresentado no Congresso Hominis 2016, é um projeto Piloto com excelentes resultados na promoção da intergeracionalidade e inclusão social, permitindo uma partilha enriquecedora entre as várias gerações, e uma mudança de mentalidades sobre o papel dos idosos na comunidade: Baseia-se em 3 eixos: "Gerações com Vida", "Concretização de Sonhos" e "Senhores Sabedoria". Prevê a parceria entre vários estabelecimentos de ensino, estabelecimentos prisionais, instituições de apoio à terceira idade e outras entidades de caráter comunitário e social.

Das várias ações que compõem o projeto, destacam-se a troca de correspondência entre idosos e crianças, aulas de cidadania e história dadas pelos idosos nas escolas e estabelecimentos prisionais, intervenções comunitárias através do grupo de cantares e grupo de teatro e atividades de animação a utentes dependentes e/ou em situação de isolamento.

O objetivo desta iniciativa é o de promover o envelhecimento ativo através de programas focados na intergeracionalidade, valorizando o conhecimento e sabedoria dos idosos, dando continuidade ao seu processo de formação e aprendizagem, permitindo que possam continuar a definir projetos de vida. Constitui uma resposta eficaz aos desafios do envelhecimento ativo, envolvendo as várias gerações, permitindo um crescimento, suporte e admiração mútua, favorecendo uma sociedade equilibrada.

Para Susana Henriques, Diretora Técnica da Cediara, este convite "é a confirmação de todo um trabalho válido, desenvolvido pela Cediara, na promoção do envelhecimento ativo e um incentivo à disseminação destas boas práticas, dignificando o idoso e contribuindo para um envelhecimento com qualidade".