menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Laboratório de Metrologia da REN Avaliado para Acreditação

 

O Laboratório de Metrologia da REN Gasodutos foi, no passado dia 17 de Março, avaliado para a Concessão da Acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC). A avaliação, efetuada segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005, é válida entre 2015 a 2018, e contribuirá para que a Empresa se afirme como a principal referência no Sistema Nacional de Gás Natural.
 
A Metrologia é a ciência das medições que, através de aspetos teóricos e práticos, assegura a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios.
 
"Tendo em consideração a necessidade das instituições, nomeadamente as de índole industrial, esta é uma matéria fundamental para qualquer das áreas da engenharia, por estas terem de se reger por normas de qualidade cada vez mais exigentes. O controlo a fazer, para garantir produtos finais de qualidade, exige equipamentos de medição adequados que se têm de manter em conformidade com as especificações, nomeadamente de incerteza", explica Luís Ferreira, Diretor do Investimento e Exploração.
 
A avaliação dos auditores do IPAC, que decorreu após um longo processo de preparação e ensaios comparativos interlaboratoriais, incidiu sobre os processos de qualidade, as instalações, os equipamentos, as competências dos técnicos e à metodologia utilizada para as calibrações aplicáveis aos instrumentos de medição.
O Relatório de Avaliação do IPAC destacou como pontos fortes o bom desempenho nos Ensaios Comparativos Interlaboratoriais (ECI's), para todo o âmbito da concessão para a acreditação; a adequação das instalações; os equipamentos adequados; o controlo da qualidade interno e externo adequado e a motivação do pessoal para a concessão da acreditação pelo IPAC.
 
O Laboratório de Metrologia foi criado para dar resposta às necessidades internas de garantir a integridade dos sistemas de medição incorporados nas infraestruturas que compõem a Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN).
 
Localizado em Pombal, é actualmente o primeiro laboratório de metrologia acreditado em Portugal, para Contadores Volumétricos de Gás, do tipo turbina ou pistons rotativos de 10 a 2.500m3/h, com uma incerteza de 0,34% e dos poucos que possui uma Unidade Móvel na Europa.