menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Med-TSO no Dia Italiano da Energia em Milão

 

Quinta-feira, 11 de outubro, teve lugar em Milão o Dia Italiano da Energia. O evento foi organizado pelo World Energy Council (Conselho Mundial da Energia), no âmbito da Semana Mundial da Energia, que decorreu em Milão de 8 a 11 de outubro. A Med-TSO também estava entre os patrocinadores.

A conferência foi inaugurada pelos discursos de Marco Margheri, Presidente do World Energy Council de Itália, e de Moncef Harrabi, Presidente da Med-TSO e Presidente do Conselho de Administração do OME (Observatório Mediterrânico de Energia).

O Secretário-Geral da Med-TSO, Angelo Ferrante, participou na sessão «Construir infraestruturas de energia resilientes nas regiões euro-mediterrânica e africana», cujo tema foi a necessidade de promover o desenvolvimento de infraestruturas de energia flexíveis, seguras e resilientes nas regiões euro-mediterrânica e africana.

Ferrante destacou o papel da cooperação multilateral no Mediterrâneo na promoção da integração regional dos sistemas elétricos. Também apresentou os resultados principais do recém-finalizado Mediterranean Project 1, com especial ênfase no Quadro Regulamentar de Objetivos Comuns (com o respetivo Roteiro de Implementação), como base para um futuro Código da Rede Mediterrânica, e para o Plano Diretor Mediterrânico, ou seja, a avaliação do impacto a nível regional de 14 novos projetos de interligação que poderiam aumentar a capacidade da interligação para cerca de 18 000 MW, requerendo investimentos de 16 mil milhões de euros.

A Semana Mundial da Energia foi um evento global que proporcionou um fórum para discutir as principais questões energéticas ao mais alto nível. A semana consistiu numa série de reuniões ao longo de quatro dias, incluindo, para além do Dia Italiano da Energia, a Cimeira dos Líderes Mundiais da Energia, a Cimeira dos Líderes da Energia do Futuro e a Cimeira de Transição de Energia.

Sobre a Med-TSO

A Med-TSO é a Associação dos Operadores de Redes de Transporte (TSO - Transmission System Operators) de eletricidade do Mediterrâneo, gerindo as redes de alta tensão de 19 países mediterrânicos. Criada em 19 de abril de 2012 em Roma, é uma plataforma técnica que promove a integração dos sistemas elétricos mediterrânicos e fomenta a segurança e o desenvolvimento socioeconómico na região, usando a cooperação multilateral como estratégia de desenvolvimento regional.

Os números da Med-TSO

• 21 membros de 19 países mediterrânicos, abrangendo uma área de 8,6 milhões de kmca

• Mais de 500 milhões de consumidores servidos

• Mais de 400 000 km de linhas de transporte operadas

• Quase 550 000 MW de capacidade instalada

• Mais de 1600 TWh de consumo total de eletricidade

O objetivo e as atividades da Med-TSO

Os membros da Med-TSO partilham o objetivo principal de promover a criação de um mercado de energia mediterrânico. Asseguram o funcionamento ideal deste mercado definindo metodologias, regras e práticas comuns para otimizar a operação das infraestruturas existentes, e possibilitando o desenvolvimento de novas infraestruturas.