menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Município da Póvoa de Lanhoso recebe viatura doada pela REN

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais entregou uma viatura à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais. A doação desta viatura vem reforçar o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais, vindo a mesma fortalecer os Serviços Municipais de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso.
 
A entrega da chave decorreu hoje de manhã, nos Paços do Concelho, com presença do Responsável da REN, João Gaspar, e do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro. No momento, Frederico Castro agradeceu esta doação "que resulta de um acordo assumido entre a Câmara Municipal e a REN no sentido de nos atribuírem um veículo, que, logo que sejam agilizadas as formalidades, será utilizado no dia-a-dia, na área da Proteção Civil. Sabemos que todos os anos a REN atribui algumas viaturas a Municípios e Instituições e, este ano, conseguimos ser um dos dois Municípios do país a ser contemplados com esta viatura, o que é uma evidência do tratamento excecional por parte da REN à Póvoa de Lanhoso".
 
O autarca povoense acrescenta ainda que esta "É sem dúvida, uma referência positiva que significa que a Câmara Municipal está na senda das boas relações com as instituições, pois, se assim não fosse, a REN teria, certamente, outros Municípios a quem atender e com necessidades semelhantes às nossas. O bom relacionamento institucional é trabalho dinâmico e constante que pretendemos manter no dia-a-dia, e que nunca está terminado."
 
João Gaspar, responsável pela área de Redes Sustentáveis e Servidões, referiu que "a doação desta viatura significa a importância do trabalho de proximidade com as equipas de proteção civil das autarquias, num concelho onde existem infraestruturas da REN. Este trabalho de parceria na defesa da floresta contra incêndios não se realiza apenas na época crítica, pois a REN tem um plano estruturado de prevenção em articulação com as autoridades competentes durante todo o ano, onde se inclui, entre outros, a gestão da vegetação dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando oportunidades de combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil".
 
Nos últimos cinco anos, no concelho da Póvoa de Lanhoso, a REN procedeu à limpeza da vegetação em cerca de 385 hectares nos corredores de transporte de energia, sendo que em 2022, a gestão foi feita em 66 hectares. Nestas áreas, a empresa plantou espécies autóctones, permitindo dessa forma aumentar a resiliência do território envolvente aos incêndios rurais e promover a biodiversidade local.