menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Novo ACT da REN entra em vigor com acordo da totalidade dos sindicatos

 

A REN – Redes Energéticas Nacionais chegou a acordo com a totalidade dos sindicatos representativos dos colaboradores da REN, depois de ter assinado hoje o novo Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) com a Fiequimetal.

O novo ACT entra em vigor no próximo dia 1 de Fevereiro e abrange nove empresas detidas a 100% pela empresa. Este documento pretende criar um sistema de relações coletivas de trabalho, aplicável aos trabalhadores das empresas do grupo, aumentando a equidade interna e propiciando mais eficiência na gestão dos recursos humanos. O novo ACT promove ainda o ajustamento de práticas à atual realidade do grupo em matéria de organização do trabalho, de remuneração, de benefícios sociais e de segurança e saúde no trabalho, bem como ao novo enquadramento legal em matérias laborais.

Para Elsa Carvalho, Diretora de Recursos Humanos da REN, este novo documento “é um passo significativo na esfera do Grupo, que dispõe agora de uma regulamentação colectiva mais igualitária e de aplicação transversal. Visando a optimização, uniformização e simplificação, este novo ACT traduz-se numa maior equidade entre a totalidade dos colaboradores que fazem hoje parte da nossa Empresa”. A proposta do novo ACT foi apresentada aos sindicatos representativos dos trabalhadores em Dezembro de 2012, ano em que a REN deixou de ser maioritariamente detida pelo Estado português, depois da gestora das redes energéticas ter denunciado o acordo em vigor desde 2000.