menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

O projeto XBID (Cross-Border Intraday initiative) e 10 projetos de implementação local são lançados com sucesso

 

Os Operadores Nomeados do Mercado de Eletricidade (ONMEs) e os Operadores da Rede de Transporte (ORTs) anunciaram que o XBID foi lançado com sucesso no dia 12 de junho e as primeiras entregas de energia foram concretizadas um dia depois. Este lançamento constitui um importante passo na criação de um mercado único intradiário integrado de âmbito pan-europeu e o arranque de 10 projetos locais de implementação proporcionará a negociação intradiária em contínuo de eletricidade nos seguintes países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Letónia, Lituânia, Noruega, Holanda, Portugal, Espanha e Suécia. Os restantes países europeus deverão participar na segunda fase do arranque do XBID que ocorrerá em 2019.

Após a negociação inicial na terça e quarta-feira, as entidades envolvidas no projecto esperam que as oportunidades de negociação aumentem, uma vez que o XBID introduziu o princípio de um livro de ordens intradiário comum. O XBID une todo o mercado intradiário contínuo europeu e complementa o existente mercado diário.

O XBID é baseado num sistema de informático comum com um livro de ordens partilhado, um módulo de gestão das capacidades de interligação e um módulo de expedição. Ele permite que ordens introduzidas pelos agentes do mercado, para encontro contínuo, em uma zona de preço sejam correspondidos por ordens enviadas, de maneira semelhante, por agentes do mercado em qualquer outra zona de preço dentro do alcance do XBID, contanto que a capacidade de interligações entre as diversas zonas esteja disponível. A presente solução suporta tanto a alocação explícita na fronteira franco-alemã (conforme solicitado pelas entidades reguladoras respetivas) como a negociação contínua implícita em todas as fronteiras entre as zonas de preços que participam do primeiro arranque. O XBID está em consonância com o modelo europeu para um mercado intradiário integrado.

O acoplamento intradiário de âmbito pan-europeu é uma componente essencial para a concretização do Mercado Interno da Energia Europeu. Com o aumento da participação da geração intermitente no mix de geração europeu, a interligação dos mercados intradiários que facilitarão as trocas transfronteiriças é uma ferramenta cada vez mais importante para os agentes de mercado equilibrarem as suas posições. À medida que o mercado intradiário se desenvolve, permitirá uma maior otimização da utilização da geração, especialmente as fontes de energia renováveis, e também facilitará o desenvolvimento da participação da procura no mercado. O objetivo da iniciativa XBID é aumentar a eficiência global nas negociações estabelecidas no mercado intradiário.