menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Operadores de Sistemas de Transporte de Gás da Região Sul publicam "Gas Regional Investment Plan"

 


Os Operadores dos Sistemas de Transporte de Gás da Região Sul publicaram a 2ª edição do GRIP – Gas Regional Investment Plan, da região Sul da Europa, documento de revisão bienal, de acordo com o estabelecido no Artigo 12 (1) do Regulamento (CE) N.º 715/2009.

O GRIP da região sul, juntamente com o Plano Decenal de Desenvolvimento das Infraestruturas à escala Europeia (TYNDP), efetua um conjunto de análises complementares aos sistemas de gás natural, com enfoque nos projetos de redes de transporte, de armazenamentos subterrâneos e de terminais de GNL. Este documento inclui também uma atualização das previsões de procura e dos projetos propostos, apresenta análises adicionais aos sistemas e infraestruturas de gás natural, assim como as soluções propostas para a região.

O relatório procura incorporar os comentários e sugestões recebidas dos vários “stakeholders” durante a fase de consulta pública (que decorreu entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014), e ao longo das sessões de trabalho que foram organizadas utilizando as plataformas do ENTSOG e do SGRI - South Gas Regional Initiative.

Thierry Trouvé, membro do conselho de administração e coordenador do ENTSOG para o GRIP da região sul, referiu: ‘Os TSO da Região Sul desenvolveram uma extensa experiência em trabalhos em comum desde 2006, alcançando objectivos significativos. Esta edição do GRIP South revela o respectivo impacto económico positivo, resultante dos “fluxos bidirecionis entre Portugal, Espanha, France e Alemanha” do cluster(1) no interesse dos consumidores finais. 

A 2ª edição do GRIP disponibiliza um conjunto de informação útil aos diversos “stakeholders”, e que servirá de suporte para o debate sobre a contribuição dos projetos de investimento propostos para a resolução das necessidades identificadas no mercado de gás natural da região. Todos os “stakeholders” podem dar a sua opinião e contributo, que serão certamente úteis na melhoria da próxima edição do GRIP  – Gas Regional Investment Plan, da região Sul da Europa.

O GRIP  – Gas Regional Investment Plan, da região Sul da Europa e o respetivo questionário de consulta encontram-se disponíveis em:
www.entsog.eu/publications
www.enagas.es
www.grtgaz.com/medias/actualites
www.ren.pt/media/comunicados
www.tigf.fr/presse-actualites/actualites.html

Documentos de suporte:
GRIP 2014 – Relatório principal;
Anexo A do GRIP 2014;
Anexo B do GRIP 2014;
Questionário de consulta do GRIP 2014;

Qualquer esclarecimento poderá ser obtido utilizando o endereço: Nathalie.Cale@grtgaz.com

Notas editoriais:
A Região Sul da Europa inclui:
- 3 países: França, Portugal e Espanha;
- 4 Operadores (TSO): Enagas (ES), GRTgaz (FR), REN (PT) e TIGF (FR)

(1)Projetos de Interesse Comum (PCI) do corredor NSI West gas, da primeira Lista de PCI da União (ver página23 do seguinte documento http://ec.europa.eu/energy/infrastructure/pci/doc/com_2013_0711_technical_en.pdf)