menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Perturbações no sistema elétrico ibérico

 
Ao inicio da tarde de hoje verificou-se um problema na interligação do sistema elétrico entre França e Espanha, na sequencia de um incidente na rede de transporte francesa. 

Como consequência deste incidente, o sistema elétrico ibérico separou-se da restante rede europeia numa situação de forte importação. Esta situação provocou uma redução significativa da frequência ibérica, tendo sido ativados automaticamente os planos de defesa dos sistema elétricos espanhol e português. 

A ativação do plano de defesa português teve como consequência a redução do consumo em bombagem hidroelétrica, em consumidores industriais interruptiveis e em diversos consumidores da rede de distribuição nacional, pré-selecionados em coordenação entre a REN e a EREDES. Esta atuação evitou consequências mais graves, que no limite poderiam ter conduzido ao apagão total do sistema elétrico. 

 Neste momento o sistema elétrico ibérico já se encontra interligado ao sistema europeu, estando a situação em vias de normalização total.