menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Portugal faz primeira troca transfronteiriça de reservas de reposição elétrica a nível europeu

 

A extensão da operação da plataforma transeuropeia LIBRA ao sistema elétrico português foi concretizado no dia 28 de setembro, tendo as primeiras trocas transfronteiriças de reserva de reposição entre Portugal e Espanha ocorrido a 29 de setembro de 2020. 
 
A plataforma LIBRA é uma plataforma centralizada capaz de recolher todas as ofertas de Reserva de Reposição a partir dos diversos mercados nacionais operados por cada operador da rede de transporte e de efetuar uma alocação otimizada com o intuito de satisfazer, antes do tempo real, as diferenças entre o programado nos mercados diários e intradiários e as previsões de geração e consumo.
 
A implementação da plataforma transeuropeia contribui para o aumento da concorrência e liquidez do mercado e favorece a integração de produção renovável. A sua concretização constitui um importante passo na criação do mercado interno europeu, sendo que a presente extensão do projeto permitirá, pela primeira vez a nível europeu, trocas transfronteiriças de reserva de reposição.  Esta extensão  é um marco importante, ocorrendo após vários anos de desenvolvimento, cooperação técnica, consultas publicas e testes complexos e intensivos, realizados pelos varios operadores dos sistemas eléctricos.
 
Esta operação foi feita no âmbito do projeto TERRE (Trans European Replacement Reserve Exchange), onde a REN - Redes Energéticas Nacionais participa ativamente desde 2013, e pretende concretizar os conceitos contidos na Electricity Balancing Guideline (Regulamento n.º 2196/2017 da Comissão de 23 de novembro de 2017).