menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Prémio AGIR distingue 3 projetos que criam emprego em Lisboa, Maia e Ferreira do Alentejo

 

 O projeto Gericuidar, do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), de Lisboa, foi o vencedor da primeira edição do Prémio AGIR da REN, uma iniciativa anual criada para apoiar projetos que dêem resposta a problemas sociais concretos. Em 2014, o Prémio AGIR foi dedicado à criação de emprego, privilegiando projetos com uma componente intergeracional.

Este projeto de 12 meses promove a integração socioprofissional de cerca de 50 mulheres migrantes na área dos cuidados a idosos, através de ações de formação e da criação e desenvolvimento de um Departamento de Apoio ao Idoso e à Cuidadora, inserido na área de emprego e formação da JRS.

Visando um público altamente discriminado e com especial dificuldade de acesso ao mercado laboral por múltiplos fatores, o projeto destina-se a colmatar a crescente necessidade de cuidadores de idosos devido ao envelhecimento populacional, dando formação teórico-prática a um grupo de migrantes previamente selecionado.

O Prémio AGIR atribuiu o segundo lugar ao projeto "As Maiatas", da Santa Casa da Misericórdia da Maia. O projeto prevê tornar-se numa cooperativa de solidariedade intergeracional e passa pela criação de emprego para mulheres desempregadas de longa duração (mais de 5 anos sem emprego) com mais de 40 anos, no apoio a idosos. Estima empregar 12 mulheres e beneficiará 40 idosos a quem prestarão diversos tipos de cuidados domiciliários.

Com o crescimento da cooperativa, esta iniciativa tem como objetivo diversificar as áreas de atividade, disponibilizando mais serviços: lavandaria comunitária, confecção de doces e compotas, serviço de costura, horta comunitária, serviço de apoio à família, incluindo as famílias das colaboradoras (babysitting).

O terceiro prémio foi entregue ao projeto "Ferreira Empreende", que resulta de uma parceria entre a Esdime e a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Este é um projeto que responde ao desafio da fixação de jovens no interior, através da criação de microempresas. É um programa de 12 meses de estagio integrado para jovens no âmbito do Ninho de Empresas de Ferreira do Alentejo, permitindo que os mesmos possam durante esse período testar a sua atividade com vendas reais, com comercialização, promovendo e criando negócios próprios.

Para Emílio Rui Vilar, Chairman e CEO da REN, "o Prémio AGIR é um projeto que traduz o compromisso de cidadania activa da REN, um compromisso que passa pelo investimento que faz no relacionamento próximo com a comunidade, tanto ao nível de iniciativas de preservação do ambiente, como no estímulo à educação e investigação e no apoio social".

Prémio AGIR 2015

O Prémio Agir enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN. Anualmente, o Prémio AGIR seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos. Em 2014, o primeiro ano da iniciativa, a aposta foi para o estímulo à criação de emprego.

A seleção dos três melhores projetos num universo de cerca de 130 candidaturas, foi da responsabilidade da REN em parceria com a Bolsa de Valores Sociais (BVS), que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, assim como efetua a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto.

O Prémio AGIR é dirigido a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos. Ao projecto primeiro classificado é atribuído um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.
A próxima edição o Prémio Agir vai ser dedicada ao Envelhecimento Activo.

A população idosa residente em Portugal representa cerca de 19% do total do país. São, por isso, necessárias soluções que combatam o isolamento e solidão, que desfaçam estereótipos e preconceitos sobre o papel a desempenhar pelos idosos. São também precisas respostas que se adequem ao agravamento das condições de saúde e à mobilidade reduzida que muitas vezes acompanha o envelhecimento. As candidaturas de projectos deverão ser apresentadas de 1 de novembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015, estando o regulamento disponível para consulta no site da REN (www.ren.pt)

Ferreira Empreende.mp4 

Gericuidar.mp4

Maiatas.mp4