menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Projeto apoiado pela REN vence Prémio da Unesco

 

A Girl MOVE Academy, projeto que conta com o apoio da REN e que promove a igualdade de género através de modelos educativos inovadores, foi distinguida com o Prémio UNESCO 2021 para a Educação de Meninas e Mulheres. Este é já o segundo projeto apoiado pela REN que é reconhecido internacionalmente com este galardão. O ano passado, o programa educativo tecnológico Apps for Good Portugal, vencedor do Prémio AGIR da REN 2019, foi também distinguido com o Prémio UNESCO - Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores. 

Para Alexandra Machado, fundadora e CEO do projeto, "este reconhecimento confirma-nos na nossa missão e é sem dúvida um orgulho que partilhamos com todos aqueles que fazem parte desta história maior". 

Teresa Barreiros, diretora de Recursos Humanos da REN, congratula o reconhecimento "muito meritório" desta experiência de "enorme impacto na transformação e empoderamento das jovens moçambicanas, que abre portas a novas aprendizagens e eleva os seus talentos para contribuírem para um mundo melhor, com mais oportunidades, e da qual temos muito orgulho em fazer parte, não só pelo compromisso que assumimos, há já vários anos, de promover a igualdade, diversidade e inclusão, seja internamente como externamente, em linha com o nossos Planos de Igualdade de Género, com os programas das Nações Unidas #TargetGenderEquality e WEP - Women's Empowerment Principles a que aderimos, e no âmbito do ODS 5 que subscrevemos como prioritário, como também pela ligação histórica que temos com Moçambique". 

A Girl MOVE Academy é uma Academia de Liderança Grassroots que, através dos seus modelos educativos, amplifica talento, promove a igualdade de género e origina transformação sustentável. Através do Programa Change, a Girl Move Academy promove anualmente a formação e o desenvolvimento pessoal e de carreira de cerca de 30 jovens moçambicanas licenciadas, as Girl Movers. 

A REN associou-se, pela primeira vez este ano, a este projeto no contexto do seu compromisso para com a Igualdade de Género e em linha com os objetivos do Plano Estratégico para a Igualdade de Género 2019-2023 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 - Igualdade de Género). O apoio da REN concretiza-se através do acolhimento e acompanhamento de uma jovem moçambicana num intercâmbio de quatro semanas, envolvendo diversas áreas da empresa. 

O Prémio UNESCO 2021 para a Educação de Meninas e Mulheres é um Prémio que reconhece pessoas, instituições ou organizações que se tenham destacado pelo seu contributo na promoção da educação de raparigas e de mulheres e contribui diretamente para o cumprimento da agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, particularmente para o ODS 4 sobre educação de qualidade e para o ODS 5 focado na igualdade de género.

A Cerimónia Oficial de Entrega de Prémio UNESCO teve lugar a 15 de outubro, pelas 10h00 (CET), hora da Europa Central, 09h00 em Portugal Continental, e contou com a presença da REN.