menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER apresenta projectos inovadores na Photovoltaica 2016

 

O R&D Nester, Centro de Investigação e Desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, esteve presente na Feira Photovoltaica, um importante evento do sector energético a nível mundial, que teve nesta segunda edição como convidado de honra África, em especial países da África subsaariana. O certame decorreu em Casablanca, Marrocos, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro e contou com a participação, na sessão de abertura, do Ministro da Energia, Minas, Águas e Ambiente do Reino de Marrocos e do Secretário de Estado da Energia de Portugal, Jorge Seguro Sanches.

A presença portuguesa no evento foi organizada pela Secretaria de Estado da Energia e a Fundação AIP, em colaboração com a AICEP. O stand do R&D Nester foi visitado por diversas entidades e personalidades, nomeadamente o Ministro da Energia, Minas, Águas e Ambiente do Reino de Marrocos, o Ministro de Energia e Águas do Mali, o Secretário de Estado da Energia de Portugal e a Embaixadora de Portugal em Marrocos.

Nuno Souza e Silva, Diretor Geral do Centro de Investigação e Desenvolvimento da REN e da State Grid, classificou a participação do R&D Nester neste Encontro como "uma excelente oportunidade para dar a conhecer, ao mercado Marroquino, a atividade do R&D Nester e o trabalho desenvolvido em diferentes áreas dos sistemas elétricos, desde planeamento, interligações, operação do sistema elétrico e integração de energias renováveis". São temas "particularmente relevantes tanto para Marrocos como para Portugal, e em que o R&D Nester pode dar um significativo contributo". De referir, entre as entidades contactadas, a ONEE, Office National de l'Electricité et de l'Eau Potable, a MASEN, Moroccan Agency for Solar Energy, a IRESEN, Institute de Reserche en Energie Solaire et en Energies Nouvelles, e a MASciR - Morrocan Foundation for Advanced Science, Innovation and Research.

A participação nesta 2ª edição do Photovoltaïca foi para Nuno Souza e Silva a plataforma perfeita para divulgar o trabalho inovador que o R&D Nester tem vindo a desenvolver nas diferentes áreas de investigação de que destaca "os projetos de Integração de Renováveis e Subestação do Futuro, que são especialmente interessantes para este mercado, bem como os serviços que o R&D Nester pode prestar ao nível de testes de laboratório, ferramentas de previsão de produção de renováveis e de gestão de armazenamento, entre outros."

A Photovoltaica é organizada pelo Reino de Marrocos e tem como objetivo a promoção do sector das energias renováveis juntando num único fórum investigadores, empresas, prestadores de serviços e demais organismos e agências nacionais e internacionais para o desenvolvimento do sector, em especial no domínio na fotovoltaica, em Marrocos e em África. Em 2015, a Photovoltaica teve 4 mil visitantes com mais de 55 expositores nacionais e internacionais numa área de mais de 20.000 m2. Com 7 painéis de discussão em 3 dias e mais de 40 oradores nacionais e internacionais, do Programa de Conferências resultaram ainda 10 convenções assinadas sobre fotovoltaica.