menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN assina compromisso “Aliança para a Igualdade nas TIC”

 

A REN, enquanto empresa parceira do Programa Engenheiras Por Um Dia, e no âmbito do seu compromisso em prol da Igualdade de Género e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 - Igualdade de Género), assinou, a 14 de dezembro, o compromisso "Aliança para a Igualdade nas TIC" - Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esta é uma aliança que visa melhorar os resultados do Programa Engenheiras por Um Dia, que tem o objetivo de promover as tecnologias de informação e engenharias junto de alunas do Ensino Básico e Secundário.

A cerimónia, que teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, foi o primeiro encontro da Aliança para a Igualdade nas TIC. Esta sessão teve como finalidade o fortalecimento da rede de parcerias do Programa Engenheiras Por Um Dia com base na partilha de boas práticas e na reflexão sobre a participação das raparigas e mulheres nas TIC. A cerimónia assinalou também o momento de assinatura e formalização do "Compromisso Aliança para a Igualdade nas TIC".

Para Teresa Barreiros, diretora de Recursos Humanos da REN, "a nossa adesão a esta Aliança é sinónimo de uma nova etapa no sentido da solidificação e fortalecimento do percurso que a REN tem feito na direção da promoção da igualdade de género e de uma cultura de diversidade e inclusão. Com a nossa participação neste Compromisso, esperamos também fomentar ainda mais o empenho e a dedicação da REN no que a esta questão diz respeito".

O evento, que teve transmissão em direto na conta de Facebook da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (reveja aqui o vídeo da cerimónia), contou com a participação da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. No decorrer da sessão, foram abordadas temáticas como "A igualdade de género na inteligência artificial" e a "Igualdade no Digital", nas perspetivas de formar e capacitar e contratar e reter, com painéis que contaram com a participação de empresas como Microsoft Portugal, E-Redes, Vodafone e Google.

 

Sobre o Programa Engenheiras Por Um Dia

O Programa Engenheiras Por Um Dia foi criado em 2017 e é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital. Atualmente, integra 74 entidades parceiras, 45 escolas básicas e secundárias e 15 instituições de Ensino Superior. Desde a sua origem já chegou a 10.411 jovens dos Ensinos Básico e Secundário.