menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN associa-se à Junior Achievement Portugal para uma educação sustentável do empreendedorismo

 

A REN – Redes Energéticas Nacionais - é a nova associada da Junior Achievement Portugal (JAP). A empresa que, em Portugal, gere as principais infraestruturas de transporte de eletricidade e de gás natural, junta-se à maior e mais antiga organização sem fins lucrativos ligada à educação para o empreendedorismo na missão de Inspirar e Preparar os Jovens para terem Sucesso numa Economia Global.

Erica Nascimento, CEO da JAP, salienta que “a conjugação entre a experiência dos profissionais da REN, os conteúdos programáticos dos cursos da JAP e o apoio das instituições de ensino parceiras vão permitir encorajar os nossos jovens a enfrentar o futuro com mais energia, com conhecimento aplicado do mundo do trabalho e principalmente com mais otimismo”. Para a mesma responsável, “a responsabilidade social empresarial faz parte da Estratégia de Sustentabilidade da REN e para nós, ‘sustentabilidade’ também pode ser definida como a capacidade que temos em interagir com o mundo, com o que já fizemos e que pode ajudar o próximo. E é isso que vamos promover com esta parceria: a transmissão de experiência e conhecimento do mundo do trabalho para estes jovens. Dar-lhes as ferramentas necessárias em temáticas pouco abordadas na escola como o empreendedorismo, a cidadania, ética nos negócios, literacia financeira e desenvolvimento de carreiras. “ – destaca ainda Erica Nascimento.

Para Margarida Ferreirinha, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da REN, “é extraordinário poder conjugar, numa parceria, a oportunidade de contribuir para abrir os horizontes das crianças, partilhando conhecimentos, e simultaneamente aprofundar o envolvimento da empresa e dos seus colaboradores com as comunidades em que estamos inseridos”.

O envolvimento da REN será realizado com várias ações de voluntariado dos seus colaboradores através dos programas da JAP “ A Família”, a “Comunidade” e “É o meu Negócio”.

Sobre os programas da JAP
“A Comunidade” é um programa que orienta o aluno (2º ano do 1º ciclo do ensino básico) numa descoberta da Comunidade, dos negócios que operam no seio desta, de como o governo trabalha no sentido de desenvolver serviços para o bem - estar dos seus cidadãos, e como os cidadãos têm uma responsabilidade no bem-estar económico da Comunidade.

“A Família” é um programa constituído por uma série de cinco atividades, para os alunos do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Identifica o que é uma família e o seu funcionamento, o que as famílias necessitam e querem, onde conseguem concretizar as suas necessidades e desejos, e tipos de emprego dos membros da família.

O programa “É o meu negócio!” incentiva os alunos (7º ano do 3º ciclo do ensino básico) a usar o pensamento crítico para aprender algumas competências empreendedoras que suportem atitudes positivas, enquanto exploram as suas aspirações de carreira. Através de 6 sessões interativas e ao desenvolverem de um projeto “empresarial”, os alunos confirmam conceitos de negócio através de jogos e atividades.

Sobre a Junior Achievement Portugal

A JAP é a congénere portuguesa da Junior Achievement - a maior e mais antiga associação internacional sem fins lucrativos ligada à educação para o empreendedorismo. Promove os valores da responsabilidade e iniciativa junto dos jovens portugueses, envolvendo-os diretamente no mundo empresarial e preparando-os para o mundo do trabalho.