menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN coloca com sucesso 200MW de direitos financeiros de capacidade de interligação entre Portugal e Espanha

 


Na sequência da recente alteração regulamentar e da publicação pela ERSE do Manual de Procedimentos do Mecanismo da Gestão Conjunta da Interligação entre Portugal e Espanha, realizou-se, no dia 19 de Dezembro, o primeiro leilão de direitos financeiros de capacidade de interligação entre Portugal e Espanha (denominado FTR - Financial Transmission Rights).

A metodologia adoptada resulta de um trabalho de harmonização efectuado pelo Conselho de Reguladores do MIBEL e está em linha com o target model europeu, existindo o compromisso por parte do Conselho de Reguladores do MIBEL à Agência para a Cooperação dos Reguladores de Energia (ACER), de que esta solução, harmonizada a nível ibérico, constitua um projeto-piloto para a utilização deste tipo de instrumentos a nível europeu.

A REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A., na qualidade de emitente dos referidos instrumentos, participou no leilão organizado pelo OMIP - Operador do Mercado Ibérico de Energia (Pólo Português), S.G.M.R., S.A. e onde foram colocados os seguintes produtos:

Com base nas ofertas colocadas em leilão para cada um dos contratos apuraram-se os seguintes resultados: