menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN CONCLUI AQUISIÇÃO DA EDP GÁS

 

Ficou hoje concluída a aquisição, pela REN - Redes Energéticas Nacionais, de 100% do capital da EDP Gás ao Grupo EDP. A concretização desta operação representa uma importante aposta da REN, que assim reforça o compromisso com a sua operação em Portugal.

O investimento de €532,4M será concretizado com recurso a uma estrutura de financiamento já aprovada pelo Conselho de Administração da REN, que inclui um aumento de capital até €250M, com respeito pelo direito de preferência dos acionistas.

Com este investimento, a REN passa a incluir no seu portfolio um ativo relevante e com potencial de crescimento no mercado nacional de distribuição de gás natural, dadas as características demográficas e económicas da região de concessão. A EDP Gás tem cerca de 80 colaboradores e centra a sua atividade no desenvolvimento e exploração da rede pública de distribuição de gás natural na região litoral norte de Portugal (29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo), sendo atualmente a segunda maior distribuidora de gás natural em Portugal, com uma rede de 4.460 quilómetros e 345.637 pontos de ligação, sobre a qual operam 10 comercializadores.

Para Rodrigo Costa, Presidente da REN, "A nossa massa crítica de conhecimento técnico ficará reforçada, algo que num mundo em grande evolução tecnológica constitui uma mais-valia decisiva que, por sua vez, reforça as competências da REN e de Portugal no setor da energia e a aposta da empresa no país".

O Presidente da REN acrescentou ainda que a antiga Portgás "manterá o seu cariz regional, e contará com o suporte necessário para continuar a potenciar o talento e as competências existentes na empresa".

A aquisição da EDP Gás pela REN enquadra-se rigorosamente nos critérios de disciplina financeira e no plano estratégico definido pela empresa.