menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN desenvolve projeto de integração de renováveis na China

 

A REN assinou com a Jibei Electric Power  Company, uma empresa da State Grid Corporation of China (SGCC), um contrato de consultoria técnica relacionado com integração  de energias eólicas na rede de transmissão na China.

Este contrato insere-se num projecto mais vasto lançado em conjunto pelo governo chinês e pela SGCC, o Wind Power, Photovoltaic, Energy Storage and Transmission Pilot Project (WPST). O contrato terá uma duração de seis meses e vai abranger temas multidisciplinares desde aspectos técnicos de ligação à rede, questões regulatórias à optimização da utilização das fontes de energia renovável.

A REN vai realizar um estudo detalhado, com base na experiência de Portugal na integração de parques eólicos na rede nacional de transporte de electricidade, analisando as suas possíveis aplicações no contexto da China. Com base neste trabalho, a REN apresentará recomendações concretas para implementação operacional no WPST.

Para João Conceição, Administrador Executivo da REN, esta parceria "traduz o reconhecimento das competências da REN nesta área e a relevância que Portugal tem, internacionalmente, fruto da sua aposta nas energias renováveis. Um posicionamento que nos poderá trazer vantagens significativas no desenvolvimento de oportunidades noutras partes do mundo."

Durante a assinatura do acordo de parceria a REN apresentou ainda a marca do novo Centro de Investigação e Desenvolvimento, um projecto conjunto da REN e do China Electric Power Research Institute (uma empresa da SGCC).

Este Centro, que contará com a colaboração de universidades de prestígio no setor da energia, indústria e instituições de I&D nacionais e internacionais, pretende tornar-se numa plataforma de conhecimento internacional de desenvolvimento de soluções e ferramentas inovadoras aplicadas à gestão, operação, conceção e planeamento das redes de transporte de energia.