menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN disponibiliza informação para o mercado de gás natural

 

A partir de agora, o Sistema de Informação de Mercados de Energia, disponível em www.mercado.ren.pt , vai passar a fornecer informação relativa ao mercado de gás natural, à semelhança do que acontece com o mercado de energia elétrica. Trata-se de um passo significativo para o aumento da transparência nos mercados grossistas de energia, dando a REN mais um contributo para a integração dos mercados de energia na União Europeia.

A constituição de mercados internos europeus de gás natural e de energia elétrica proporcionam o direito de livre escolha a todos os consumidores da União Europeia, criam novas oportunidades de negócio e intensificam o comércio transfronteiriço. O objetivo passa por alcançar ganhos de eficiência, competitividade de preços e padrões de qualidade de serviço mais elevados, contribuindo para a segurança de abastecimento e para a sustentabilidade.

Os mercados grossistas assumem também um papel fundamental na formação dos preços finais de energia e representam um indicador importante para futuros investimentos nas infraestruturas de produção, transporte e distribuição.

O Sistema de Informação de Mercados de Energia tem como objetivo a divulgação de informação para os mercados de gás natural e energia elétrica, dando cumprimento às obrigações de transparência, resultantes dos quadros regulamentares nacional e europeu, com vista a assegurar o funcionamento dos mercados de forma eficaz, transparente e concorrencial.