menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN e a defesa da floresta contra incêndios

 

Prevenir, alertar e atuar, esté é o compromisso da REN- Redes Energéticas Nacionais na defesa da floresta contra incêndios e contra os números que apontam que ardem em Portugal uma média anual de 140 mil ha, em mais de 22 mil incêndios (dados da WWF - Word Wide Found for Nature 2019). 

Porque "Todos somos chamados a defender o património florestal!", neste vídeo fica o registo do importante trabalho que a REN faz e tem feito, em conjunto com a ANEPC, o ICNF e os municípios onde estão instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural, na defesa da floresta contra incêndios rurais. 



Alguns dados sobre o trabalho de prevenção e combate a incêndios 

A REN tem quase 10 mil quilómetros de servidões de linhas elétricas e gasodutos, sendo que cerca de 60% destas faixas de servidão estão inseridas em espaços florestais

A REN é responsável pela limpeza de mais de 21 mil ha de floresta em todo o país e nos últimos cinco anos, já limpou mais de 39 mil hectares em todo o país. Desde 2010, já foram plantadas mais de 1 milhão de árvores, em cerca de 3 mil hectares, substituindo espécies de rápido crescimento por espécies autóctones, mais resistentes ao risco de incêndio. 

Nestas reconversões foram abrangidos mais de 17 mil proprietários, que têm a possibilidade de obter algum rendimento de terrenos que estavam frequentemente ao abandono, promovendo, ainda, o aumento da biodiversidade. No final de 2020, 14% da área florestal atravessada pela rede elétrica da REN foi sujeita a estes projetos de reconversão de uso do solo. O objetivo da empresa é chegar a 2030 com 30% . 

Neste trabalho de prevenção, só no ano 2020, foram contactados mais de 31 mil proprietários. Na época de incêndios a REN tem em operação 6 equipas EPV- Equipas de Prevenção e Vigilância, 24h, 7 dias por semana

Em conjunto com a Universidade de Coimbra, a REN coordena a Gestão de Risco no projeto rePLANT, que junta empresas e academias na defesa da floresta.