menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN e ONEE apresentam proposta de construção e financiamento da interligação Portugal - Marrocos

 

A REN e a ONEE - Office National de l'Electricité et de l'Eau Potable de Marrocos foram mandatadas pelos Governos de Portugal e Marrocos para apresentarem, num prazo de seis meses, uma proposta de anteprojeto de construção e de modelo de financiamento para a construção da interligação elétrica Portugal-Marrocos.

Para o efeito, será criado um Grupo de Trabalho, composto por três representantes que cada signatário indicará, que reunirá mensalmente para analisar o progresso de apresentação da proposta de anteprojeto.

A interligação elétrica é condição essencial para que os Estados de Portugal e Marrocos possam reforçar as suas estratégias de aposta nas energias renováveis, e permitindo a sua exportação para dois continentes - da Europa para África e de África para a Europa.

A Declaração Conjunta entre Portugal e Marrocos sublinha a necessidade de garantir as condições para exportar a "energia verde" que ambos os países produzem sendo que, para tal, é essencial reforçar as interligações energéticas entre ambos os países.