menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN em plataforma mediterrânica para divulgação de informação do mercado elétrico

 

A REN, a Réseau de Transport d'Électricité (RTE), a Red Eléctrica de España (REE) e a Office National de l'Electricité et de l'Eau Potable (ONEE), os Operadores da Rede de Transporte (ORT) de França, Espanha, Portugal e Marrocos, dão um passo decisivo em direção a uma maior transparência dos mercados de energia elétrica. Os quatro operadores lançam hoje um novo sítio na internet dedicado à publicação de informação sobre as interligações de energia elétrica.

Esta plataforma (www.iesoe.eu) é a concretização de um projeto coordenado entre os quatro operadores focado na área de interligação entre França, Espanha, Portugal e Marrocos.

A plataforma de transparência da IESOE (www.iesoe.eu) vai agregar informação sobre capacidades de interligação entre os sistemas elétricos de França, Espanha, Portugal e Marrocos e a sua respetiva utilização que disponibilizará aos Agentes de Mercado e ao público em geral, de uma forma coordenada, coerente e gratuita. Também será disponibilizada informação em tempo real sobre a utilização da capacidade de interligação, bem como informação relativa aos mecanismos de gestão de congestionamento de longo prazo, preços dos mercados organizados e informação económica relativa à gestão da interligação.

A concretização deste objetivo por parte dos operadores não só providencia maior transparência na região como antecipa a implementação dos regulamentos europeus relativos a transparência dos mercados de energia eléctrica.