menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN junta especialistas para debater redes de defesa da floresta contra incêndios


A REN - Redes Energéticas Nacionais promoveu hoje um debate com vários especialistas do setor florestal sobre o planeamento, a operação e a prevenção nas Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O "4º Fórum Gestão de Servidões - Rede de Defesa da Floresta" contou ainda com uma demonstração de campo de algumas máquinas pioneiras em Portugal que promovem a eficiência da limpeza da floresta.

Esta iniciativa, que decorreu no Auditório do CNEMA, em Santarém, juntou mais de 300 pessoas e foi dirigida aos prestadores de serviço que colaboram com a REN no setor florestal.

De manhã, a sessão foi dedicada a questões ligadas ao Planeamento e Prevenção da floresta e contou ainda com a partilha de boas práticas de duas congéneres europeias da REN: a belga ELIA e a Red Eléctrica de España. Seguiu-se um debate sobre o papel das Redes de Defesa da Floresta na fase de Combate aos Incêndios Florestais, com a participação do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e do Comando Territorial de Santarém do SEPNA.

A encerrar a parte da manhã deste Fórum, esteve o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

Da parte da tarde, o Fórum teve continuidade no campo. A REN em parceria com a Bermarthor, fez uma demonstração de mecanização com algumas máquinas de elevada produtividade na limpeza de florestas, que estiveram pela primeira vez em Portugal.