menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN no arranque do Projeto-Piloto de participação do consumo no mercado de reserva de regulação

 

A REN - Rede Eléctrica Nacional, a partir de 12 de Julho, tem a possibilidade de assegurar o equilibrio entre a geração/consumo do Sistema Elétrico Nacional através da mobilização de dois consumidores que inciaram a sua participação no Projeto-Piloto: Solvay Portugal, S.A.  e a Sociedade Portuguesa do Ar Liquido, Lda.
 
Por forma a assegurar o equilíbrio entre a produção e o consumo, a REN gere um conjunto de mecanismos que possibilitam a mobilização ou desmobilização de geração/consumo. Um destes mecanismos, é o mercado de reserva de regulação onde, com a publicação da Diretiva n.º 4/2019 que aprova as regras do Projeto-Piloto de participação do consumo neste mercado, passou a ser possível a participação dos consumidores com capacidade de oferta igual ou superior a 1 MW.
 
A implementação do projeto-piloto requereu que fossem: Estabelecidos novos relacionamentos contratuais com as diversas entidades que participam no projeto-piloto; implementados canais de comunicação entre o Despacho e às diversas instalações consumidoras; alteração dos aplicativos informáticos que suportam a operação em tempo real; implementação de novos fluxos de informação de contagens; e adaptação dos procedimentos de liquidação e dos aplicativos informáticos que suportam a liquidação do mercado de serviços de sistema.
 
Até 21 de Julho, tinham sidos contratados 154 MWh de energia de regulação a subir (redução do consumo) e 95, 9 MWh de energia de regulação a baixar (aumento do consumo).