menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN obtém financiamento da Comissão Europeia para projectos do Gás Natural e Eletricidade

 

A REN obteve financiamento da Comissão Europeia (CE) para o projecto da 3ª interligação Portugal-Espanha de gás natural (506 mil euros) e para o desenvolvimento de estudos ambientais e engenharia na ligação da linha elétrica entre Ribeira de Pena-Vieira do Minho (250 mil euros). O valor total do financiamento foi de 756 mil euros.

Este financiamento surge como consequência da aprovação pela CE de um pacote de 150 Milhões de euros para infraestruturas energéticas envolvendo diversos países europeus.

Os projetos REN de interligações de redes energéticas europeias, selecionados pela Comissão Europeia para apoio financeiro, no âmbito do Programa "Connecting Europe Facility-Energy (CEF-E), correspondem à 3ª Interligação Portugal-Espanha, de gás natural, promovido pela REN Gasodutos, e a linha elétrica de 400 kV, Ribeira de Pena-Vieira do Minho, promovido pela REN Rede Elétrica nacional.
 
No que respeita ao projeto de gás natural, os estudos do novo gasoduto de transporte, entre Celorico da Beira e a fronteira espanhola, na zona de Vale de Frades, incluem o  estudo de impacto ambiental e projeto base de engenharia,  com objetivo de obter o licenciamento ambiental e técnico e o projeto de cartografia, engenharia de detalhe e ROW (Right of Way), para a fase de construção da referida infraestrutura.

Em relação ao projeto da linha de 400kV, os estudos, de impacto ambiental e de engenharia, compreendem os processos de licenciamento, ambiental e técnico, de acordo com a legislação nacional, bem como o projeto de construção desta infraestrutura.