menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN parceira da LIFE Elia para o sul da Europa

 

A REN assinou um acordo de parceria com a LIFE Elia para o Sul da Europa, com o objetivo de promover e implementar a criação de corredores verdes em áreas florestais atravessadas pela REN.

Esta parceria pretende tirar partido do conhecimento de ambas as entidades no domínio da gestão da vegetação nas faixas de proteção das linhas de transporte de eletricidade. Assim, a REN e o LIFE Elia irão trocar informação sobre mapeamento, estabelecimento de acordos com proprietários dos respetivos terrenos, estratégias e técnicas de rearborização e restauro de ecossistemas, planeamento de gestão da vegetação a médio e longo prazo e divulgação de boas práticas no sector. Esta temática assume especial importância numa altura em que a discussão sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade das alternativas energéticas ganham relevância nacional e internacionalmente.

Pela sua experiência no terreno, a REN contribuirá para o manual de referência sobre "gestão da vegetação nas faixas de proteção das linhas elétricas" que o LIFE Elia vai produzir. A partilha de boas práticas e experiência da REN serão particularmente relevantes na elaboração dos capítulos do manual dedicados à região mediterrânica, nomeadamente no que diz respeito ao risco de incêndio florestal, às espécies de rápido crescimento e ao controlo de espécies exóticas invasoras.

A REN e o LIFE Elia vão ainda estabelecer uma agenda para a implementação de locais-piloto em Portugal onde será testada a implementação deste projeto.

Dedicado à criação de corredores verdes sob linhas aéreas de transporte de eletricidade, o projeto LIFE Elia existe desde 2011 e conta com o financiamento da Comissão Europeia, da Elia (Operador do Sistema de Transmissão Elétrica Belga), da RTE (Operador do Sistema de Transmissão Elétrica Francês) e da Região da Valónia. É liderado por uma equipa constituída por elementos de duas ONG's e pretende criar e promover de ações inovadoras que protejam e promovam a biodiversidade e chamem a atenção da comunidade para os habitats e as espécies deste contexto específico.

Gérard Jadoul, coordenador do Life-Elia, considera que "o apoio da REN é muito valioso para o nosso projeto. Para além da experiência da REN em gestão da vegetação no quadro da biodiversidade, tem ainda um conhecimento aprofundado de habitats mediterrânicos e dos desafios que lhes estão associados, o que representará um contributo de grande valor no desenvolvimento de um documento de boas praticas, a nível europeu".

Para João Conceição, Administrador Executivo da REN, "esta parceria enquadra-se na política de sustentabilidade da REN e reflete a nossa preocupação com a gestão do impacto ambiental das nossas infraestruturas nos ecossistemas. A REN fomenta um trabalho em estreita colaboração com as autarquias e comunidades locais e acreditamos que a partilha de boas práticas e ação concertada, a nível local, nacional e internacional trará grandes benefícios para todos os envolvidos. Este protocolo é mais um exemplo do nosso compromisso".