menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN parceira do “Projeto CORE LNGas hive”

 

•Impulsionar o processo de descarbonização na Península Ibérica

•Redução das emissões de poluentes no transporte marítimo

•Posicionar a indústria marítima como amiga do ambiente e o gás natural como combustível marítimo

•Aumentar a visibilidade europeia no setor de GNL da Península Ibérica

A REN é parceira do projeto "CORE LNGas hive" que tem como objetivo desenvolver uma cadeia logística segura, eficiente e integrada para o fornecimento de GNL como combustível para o setor marítimo na Península Ibérica e impulsionar a descarbonização dos corredores do Mediterrâneo Europeu e Atlântico.

O Gás Natural Liquefeito é um dos combustíveis mais ecológicos, permite a redução da dependência de petróleo e impulsiona o processo de descarbonização da economia europeia, uma vez que gera menos 30% de emissões de CO2 que o petróleo e os seus derivados. Adicionalmente, contribui para a redução das emissões de óxidos de enxofre (SOx), partículas (PM) e óxidos de nitrogénio (NOx), o que permitirá cumprir com a cada vez mais restritiva regulação ambiental, melhorando a qualidade do ar nos ambientes portuários.

Cofinanciado pela Comissão Europeia, e com execução prevista até 2020, este projeto integra 42 entidades ibéricas entre instituições estatais, autoridades portuárias e empresas industriais, sendo a REN o único parceiro português.

Em conjunto com os vários parceiros estão a ser desenvolvidos 25 estudos que permitirão identificar e criar as condições necessárias para o desenvolvimento do GNL como combustível, criação de programas de formação, desenvolvimento da cadeia e equipamentos logísticos e toda a adaptação do ambiente portuário.

Para mais informações consulte a brochura do projeto aqui.